Comissão debate Programa Antártico Brasileiro — Rádio Senado

Comissão debate Programa Antártico Brasileiro

LOC: A COMISSÃO MISTA PERMANENTE SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS DEBATEU O PROGRAMA ANTÁRTICO BRASILEIRO, O PROANTAR EM AUDIÊNCIA PÚBLICA, NESTA QUARTA-FEIRA.

LOC: E REPRESENTANTES DOS MINISTÉRIOS DO MEIO AMBIENTE E DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA FALARAM SOBRE O MONITORAMENTO E O ACOMPANHAMENTO DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS NO CONTINENTE ANTÁRTICO. SAIBA MAIS NA REPORTAGEM DE MARCUS OLIVEIRA.

(REPÓRTER): O contra-almirante, Marcos José de Carvalho, falou sobre a importância da presença do Brasil em solo antártico.
(MARCOS JOSÉ DE CARVALHO): A antártica detém 70% da água do planeta, possui recursos minerais, energético e vivos ainda incalculáveis .O Brasil esta na antártica para assegurar decisões do futuro do continente. Marcos José lembrou das pesquisas que são realizadas na base brasileira Comandante Ferraz, na Antártica.
(MARCOS JOSÉ DE CARVALHO): Influência e comportamentos das correntes marinhas antárticas, acompanhamento da camada de ozônio e efeito estufa e influencia do clima antártico no Brasil. E o senador Sergio Souza, do PMDB, do Paraná, que preside a Comissão Mista de Mudanças Climáticas, mostrou preocupação com os impactos do aquecimento global.
(SERGIO SOUZA): o derretimento das geleiras, ondas de calor extremo, aumento do nível dos oceanos , dificuldades na agricultura e desertificação cada vez mais extensa. Sérgio Souza, que esteve recentemente na base da Marinha do Brasil na Antártica, ressaltou a importância do Proantar.
(SERGIO SOUZA): O Brasil ocupa e ocupa muito bem , a Antártica, e não esta somente como um pais para desenvolver pesquisa mais está lá ocupando um território que é do Brasil.
(REPÓRTER): No ano que vem A base brasileira completara, 30 anos de funcionamento na península Antártica.
26/10/2011, 08h23 - ATUALIZADO EM 26/10/2011, 08h23
Duração de áudio: 01:23
Ao vivo
00:0000:00