Valor de cédulas deve ser identificado por pessoas com deficiência visual — Rádio Senado

Valor de cédulas deve ser identificado por pessoas com deficiência visual

LOC: AS NOTAS DE REAL DEVERÃO CONTER ELEMENTOS QUE PERMITAM ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL IDENTIFICAR OS SEUS VALORES.

LOC: PROJETO COM A EXIGÊNCIA FOI APROVADO PELA COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONOMICOS DO SENADO E SEGUIRÁ PARA A CÂMARA DOS DEPUTADOS. REPÓRTER NARA FERREIRA.

(REPÓRTER): O projeto, apresentado pelo ex-senador paranaense Flávio Arns, exige que as cédulas da moeda brasileira tenham dispositivo que permita às pessoas cegas ou com baixa visão, identificar o valor do dinheiro que está manuseando. O relator, senador Vicentino Alves, do PR de Tocantins, apresentou emenda para que as mudanças sejam feitas no prazo máximo de dez anos. Ele acredita que o prazo será adequado para que a autoridade monetária coloque em circulação as novas cédulas. O senador Aloysio Nunes, do PSDB de São Paulo, leu o relatório na comissão e defendeu o projeto.
(ALOYSIO NUNES): o mérito do projeto é indiscutível, no Brasil existem mais de 16 milhões de pessoas que se declaram deficientes visuais, a relevância do problema já levou o Banco Central mesmo antes de qualquer determinação legal tomar a iniciativa de introduzir nas cédulas em circulação hoje, elementos que facilitam a sua identificação, e aqui trata-se nesse momento de esculpir em lei esse mandamento, independentemente do arbítrio da autoridade monetária.
(REPÓRTER): Para a Senadora Vanessa Grazziotin, do PCdoB do Amazonas, a medida é positiva porque amplia a acessibilidade e a cidadania. 
(VANESSA GRAZZIOTIN): é uma ação inclusiva fenomenal porque hoje os deficientes visuais têm uma série de dificuldades, mas uma significativa é quando precisam utilizar o dinheiro, essas pessoas são frequentemente enganadas, e essa proposta apresentada merece de nossa parte aplauso.
(REPÓRTER): Como foi aprovado em caráter terminativo, o projeto pode seguir direto para exame da Câmara dos Deputados.
25/10/2011, 01h16 - ATUALIZADO EM 25/10/2011, 01h16
Duração de áudio: 01:43
Ao vivo
00:0000:00