Servidores demitidos no governo Collor podem ser reintegrados — Rádio Senado

Servidores demitidos no governo Collor podem ser reintegrados

LOC: O PLENÁRIO DO SENADO APROVOU NOVE MATÉRIAS DURANTE AS SESSÕES DESTA SEMANA. O DESTAQUE FICA PARA A APROVAÇÃO DO PROJETO QUE MODIFICA A DISTRIBUIÇÃO DOS ROYALTIES DO PETRÓLEO.

LOC: OS SENADORES TAMBÉM APROVARAM O PROJETO QUE PERMITE QUE OS SERVIDORES DEMITIDOS DURANTE O GOVERNO COLLOR POSSAM PEDIR A REINTEGRAÇÃO NO SERVIÇO PUBLICO. O BALANÇO DO PLENÁRIO COM A REPÓRTER ANA BEATRIZ SANTOS.

(REPÓRTER): Nove matérias foram aprovadas pelo plenário do senado. O destaque da semana fica com o relatório do senador Vital do Rego, do PMDB da Paraíba, que reduz dos atuais vinte e seis por cento pára dezessete por cento o valor que os estados produtores de petróleo vão receber em 2012. a diferença será distribuída entre os demais municípios brasileiros. A proposta também reduziu o percentual que a União terá direito. O valor caiu dos atuais cinquenta por cento para quarenta e dois por cento no ano de 2012. os senadores dos estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro, os principais prejudicados pela redução criticaram o relatório. O senador do Rio de Janeiro, Francisco Dornelles, acredita que a União deveria pagar a diferença e não os estados produtores.
(FRANCISCO DORNELLES): Nunca em nenhum momento nós contestamos o fortalecimento de outros estados da federação. A União arrecada atualmente no Rio de Janeiro, 118 bilhões de reais e só devolve ao Rio, a título de fundo de participação, 600 milhões de reais ou seja, 0,5 do que arrecada.
(REPÓRTER): A proposta ainda precisa ser votada pela camara dos deputados. O projeto que cria o programa nacional de ensino técnico e emprego, o pronatec também foi aprovado pelos senadores. Pelo projeto, os alunos do ensino médio da rede pública, trabalhadores e beneficiários de programas federais serão os primeiros beneficiados pelo programa. A relatora do projeto, senador Marta Suplicy do PT de São Paulo, acredita que o programa vai beneficiar a economia brasileira.
(MARTA SUPLICY): Trabalhadores qualificados estão sempre associados a um círculo virtuoso que envolve ganho de produtividade melhoria de renda, ampliação do consumo e qualificação da cidadania.
(REPÓRTER): O projeto que assegura aos funcionários demitidos no governo Collor uma nova chance para pedir a reintegração no serviço público e o projeto que declara feriado nacional o dia 20 de novembro, Dia de Zumbi e da Consciência Negra também foram aprovados e seguem para a sanção presidencial. Os senadores aprovaram ainda projeto de resolução que altera os critérios para realização de sessões de homenagem, que passam a ser realizadas apenas nas segundas e sextas-feiras e três acordos internacionais.
21/10/2011, 00h42 - ATUALIZADO EM 21/10/2011, 00h42
Duração de áudio: 02:15
Ao vivo
00:0000:00