Senado promove Seminário de Identidade Visual do Setor Público — Rádio Senado

Senado promove Seminário de Identidade Visual do Setor Público

LOC: MAIS DE 200 PROFISSIONAIS DE ÓRGÃOS GOVERNAMENTAIS, DO MERCADO E ESTUDANTES PARTICIPARAM DO PRIMEIRO SEMINÁRIO DE IDENTIDADE VISUAL DO SETOR PÚBLICO PROMOVIDO PELO SENADO NESTA SEXTA-FEIRA. O REPÓRTER ROGÉRIO DY LA FUENTE TRAZ MAIS INFORMAÇÕES.

(REPÓRTER): Discutir formas de melhorar a acessibilidade do cidadão e de humanizar a relação com os públicos que procuram os serviços do Estado foi um dos objetivos do Primeiro Seminário de Identidade Visual do Setor Público. O seminário contou com palestras de dois especialistas. Um deles é o professor da Fundação Getúlio Vargas e da Universidade de São Paulo Lincoln Seragini, que falou sobre a importância da gestão de marca para o setor público.
(LINCOLN SERAGINI): A marca, ela representa as organizações e expressa também os seus propósitos, a sua visão e missão. Inclusive o respeito ao cidadão etc. Porque uma coisa é você ser e outra é parecer ser. Então, a marca cumpre esse pape, você além de ser bom e ter atitude, você precisa comunicar isso.
(REPÓRTER): Uma das responsáveis pela reformulação da identidade visual da Caixa Econômica Federal, Sílvia Sardinha, descreveu os efeitos da reformulação do desenho de instalações e também da marca e da papelaria das repartições públicas.
(SILVIA SARDINHA): Na medida que você permite a facilidade do acesso ao ponto de atendimento, você tá entregando serviços, o Estado tá cumprindo sua missão. Então a identidade visual, o design, não só a marca em si, mas o design, sobretudo, ele entrega muito isso: atendimento e prestação de serviços.
(REPÓRTER): O evento foi promovido pela Secretaria de Projetos Especiais da SECS, Secretaria Especial de Comunicação do Senado Federal. O diretor adjunto da Supres, Paulo Meira, explica a motivação do Senado Federal em promover a discussão.
(PAULO MEIRA): Para o cidadão, quem tem que interagir com uma instituição pública como o Senado, os vários públicos de interesse que nós temos, mas o cidadão em última instância, ter uma imagem de Senado organizada, uniforme, coesa e sinérgica é muito importante, porque facilita o próprio entendimento, o próprio diálogo com esse cidadão.
(REPÓRTER): O diretor de jornalismo da SECS Davi Emerich, complementa.
(DAVI EMERICH): A gente entende que não cabe a uma casa apenas produzir conteúdo de qualidade e dar informação, que isso é uma das responsabilidades do serviço público, mas um serviço público da dimensão do Senado também tem que trabalhar com a idéia de simbologia, então a sua identidade é muito importante pra que também a cidadania possa se identificar com esse próprio órgão público e possa também acessar com mais facilidade esse próprio órgão público.
(REPÓRTER): A discussão sobre identidade visual e sobre outros aspectos da comunicação faz parte do plano estratégico da Secretaria Especial de Comunicação Social do Senado Federal.
21/10/2011, 05h24 - ATUALIZADO EM 21/10/2011, 05h24
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