Comissão aprova R$ 26 bilhões a mais na receita do Orçamento — Rádio Senado

Comissão aprova R$ 26 bilhões a mais na receita do Orçamento

A COMISSÃO MISTA DE ORÇAMENTO APROVOU, NESTA QUARTA-FEIRA, O RELATÓRIO DE RECEITAS E ORÇAMENTO DE 2012, QUE TERÁ 26 BILHÕES DE REAIS A MAIS DO QUE O PREVISTO PELO GOVERNO. AS INFORMAÇÕES COM O REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI:

(REPÓRTER): Com o aumento da previsão de arrecadação, a receita do orçamento de 2012 será de novecentos e trinta e sete bilhões e oitocentos milhões de reais. Os 26 bilhões de reais a mais serão agora divididos pelo relator-geral, deputado Arlindo Chinaglia, do PT de São Paulo, em áreas como saúde, educação e infraestrutura, além da manutenção da máquina do governo. O relator de receitas do Orçamento, senador Acir Gurgacz, do PDT de Rondônia, espera que a maior parte do dinheiro adicional seja usada em investimentos.
(ACIR GURGACZ): a orientação nossa é que não se coloque esse montante, em grande parte, em despesas continuadas. Porque ela vai acontecer em 2012 e pode não acontecer em 2013. O mercado pode mudar e isso tudo pode não ter uma continuidade.
(REPÓRTER): Para chegar aos 26 bilhões de reais adicionais, Acir Gurgacz explicou que fez uma reavaliação de alguns números da economia para 2012.
(ACIR GURGACZ): A inflação estava estimada em 4,9% e nós fizemos uma pesquisa e colocamos essa inflação em 6%, em função da realidade atual com a previsão do ano que vem. A taxa de juros estava estimada em 12 e meio por cento pelo governo, pelos dados que nós levantamos, nós colocamos a taxa selic em 10 e meio por cento. O PIB era 5, nós passamos para 4,5%.
(REPÓRTER): Além disso, o preço do dólar foi revisto, de um real e sessenta e um centavos para um real e oitenta centavos. O próximo passo no processo de análise da Proposta Orçamentária para 2012 é a apresentação do relatório preliminar, que vai trazer as regras para as emendas de senadores e deputados. A votação deve acontecer na quinta-feira da próxima semana, dia 27.
19/10/2011, 05h48 - ATUALIZADO EM 19/10/2011, 05h48
Duração de áudio: 01:46
Ao vivo
00:0000:00