Senado celebra os 200 anos da Biblioteca Nacional — Rádio Senado

Senado celebra os 200 anos da Biblioteca Nacional

LOC: O SENADO CELEBROU OS 200 ANOS DA BIBLIOTECA NACIONAL NESTA TERÇA-FEIRA, DURANTE A SESSÃO PLENÁRIA.

LOC: A HOMENAGEM OCORREU A PARTIR DE REQUERIMENTO DO PRESIDENTE DO SENADO, JOSÉ SARNEY, DO PMDB DO AMAPÁ. REPÓRTER CELSO CAVALCANTI.

(REPÓRTER): A Biblioteca Nacional foi fundada no Rio de Janeiro, em 1810, dois anos após a chegada da família real portuguesa ao Brasil. Hoje, com um acervo superior a oito milhões de obras, é a maior do continente latino americano. Durante a homenagem ao bicentenário da entidade, o presidente da Fundação da Biblioteca Nacional, Galeno Amorim, comparou a trajetória da instituição com a do parlamento brasileiro.
(GALENO AMORIM): Tanto o Senado Federal quanto a nossa querida Biblioteca Nacional são testemunhas vivas do processo de formação deste país, foram dois agentes da civilidade, agentes da formação e da transformação da nação brasileira. A história do Parlamento e da Biblioteca Nacional se entrecruzam.
(REPÓRTER): A ministra da Cultura, Ana de Holanda, afirmou que a Biblioteca Nacional é um instrumento importante para que a sociedade brasileira tenha acesso ao patrimônio cultural do país.
(ANA DE HOLANDA): Acredito piamente que um país desenvolvido é aquele que, mais que preservar, sabe valorizar seus bens culturais e trabalha para permitir o pleno acesso de sua população aos registros culturais.
(REPÓRTER): O presidente do Senado, José Sarney, ressaltou que a Biblioteca Nacional tem se modernizado diante das novas tecnologias.
(JOSÉ SARNEY): A Biblioteca Nacional, em seu segundo centenário, é uma instituição voltada para o futuro, seu programa de digitalização do livro, a informatização do seu acervo, assegura um lugar especial da nossa Biblioteca entre as grandes bibliotecas do mundo, a ela nós rendemos portanto a nossa homenagem.
(REPÓRTER): Ainda nesta terça-feira foi inaugurada, na Biblioteca do Senado, uma exposição em homenagem à Biblioteca Nacional, com painéis informativos, livros, imagens e outros objetos do acervo da entidade. A exposição fica aberta até 18 de novembro, e tem entrada gratuita.
18/10/2011, 07h53 - ATUALIZADO EM 18/10/2011, 07h53
Duração de áudio: 01:51
Ao vivo
00:0000:00