G20 precisa ouvir sociedade sobre temas a serem discutidos — Rádio Senado

G20 precisa ouvir sociedade sobre temas a serem discutidos

LOC: A AGENDA DO G-20 NÃO PODE SE LIMITAR A QUESTÕES FINANCEIRAS. E A SOCIEDADE PRECISA SER OUVIDA PARA SUGERIR TEMAS A SEREM DISCUTIDOS NAS REUNIÕES DO GRUPO.

LOC: FOI O QUE DEFENDERAM PARTICIPANTES DE UM DEBATE QUE OCORREU NESTA TERÇA-FEIRA, NO SENADO. A REPORTAGEM É DE ADRIANO FARIA:

(REPÓRTER): Formado pelas 20 maiores economias do mundo, entras elas o Brasil, o G-20 tem a próxima reunião marcada para 3 e 4 de novembro em Cannes, na França. A agenda do encontro do G-20 foi discutida numa audiência pública promovida pelas comissões de Meio Ambiente e de Relações Exteriores do Senado. O secretário de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, Carlos Cozendey, adiantou que não vai dar para fugir do debate sobre a crise econômica em países europeus, como a Grécia.
(CARLOS COZENDEY): O senhores devem ter visto nos jornais que relataram a reunião de ministros de finanças, agora no fim de semana, que a mensagem do G-20, coletivamente, foi dizer aos europeus: "É preciso que haja medidas urgentes e de grande impacto sobre os temas básicos da crise europeia."
(REPÓRTER): Para a representante da Rede Brasil sobre Instituições Financeiras Multilaterais, Iara Pietrocovsky, o G-20 precisa democratizar as discussões.
(IARA PIETROCOVSKY): São só 20 países; faltam 172, no mínimo, sem considerar outros povos que têm também direitos de estar no debate porque suas vidas estão sendo impactadas pelo modelo de desenvolvimento instalado e hegemônico no mundo.
(REPÓRTER): O senador Rodrigo Rollemberg, do PSB do Distrito Federal e presidente da Comissão de Meio Ambiente, disse que os países do G-20 não podem se limitar a discutir apenas questões econômicas, mas também ncluir temas como problemas ambientais e combate à pobreza.
(RODRIGO ROLLEMBERG): Deve ser papel das comissões do Senado trazer esses debates do Congresso Nacional democratizar e popularizar esse debate pelas consequências que as decisões tomadas por esse grupo de 20 países representam para o conjunto da humanidade.
(REPÓRTER): Os senadores sugeriram alguns temas que podem ser levados pelo governo brasileiro para a próxima reunião do G-20. Vanessa Grazziotin, do PC do B do Amazonas, propôs o "fundo verde": o financiamento de ações ambientais nos países pobres. E Sérgio Souza, do PMDB do Paraná, quer o combate a barreiras de países europeus a produtos agrícolas brasileiros.
18/10/2011, 00h01 - ATUALIZADO EM 18/10/2011, 00h01
Duração de áudio: 02:07
Ao vivo
00:0000:00