Sessão Especial comemora Ano Mundial da Medicina Veterinária — Rádio Senado

Sessão Especial comemora Ano Mundial da Medicina Veterinária

LOC: O ANO MUNDIAL DA MEDICINA VETERINÁRIA FOI COMEMORADO NESTA SEGUNDA-FEIRA NO PLENÁRIO DO SENADO.

LOC: A SESSÃO ESPECIAL FOI PEDIDA PELA SENADORA ANA AMÉLIA, DO PP DO RIO GRANDE DO SUL. ELA DESTACOU QUE, ALÉM DE PROMOVER A SAÚDE HUMANA, A VETERINÁRIA TEM UM PAPEL ESTRATÉGICO NA PRODUÇÃO E NA EXPORTAÇÃO BRASILEIRA DE ALIMENTOS DE ORIGEM ANIMAL. REPÓRTER NARA FERREIRA:

(REPÓRTER): O Ano da Medicina Veterinária está sendo comemorado no mundo todo em homenagem à fundação da primeira faculdade de veterinária, em Lyon, na França, há 250 anos. As organizações mundiais que reúnem os médicos veterinários querem dar mais visibilidade à importância da profissão voltada à saúde animal e também humana. Conhecida como a "arte da cura de animais irracionais", a veterinária é a área médica que se dedica à prevenção, controle, erradicação e tratamento das doenças, traumatismos ou quaisquer problemas de saúde dos animais, além da defesa sanitária dos produtos e subprodutos de origem animal para o consumo humano. A senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, que pediu a sessão especial no Plenário do Senado, destacou que o trabalho dos médicos veterinários é essencial para a estratégia de desenvolvimento nacional, tanto do ponto de vista da segurança alimentar dos brasileiros quanto da perspectiva econômica.
(ANA AMÉLIA): A evolução do trabalho dos médicos veterinários no Brasil tem proporcionado o aumento da produção de alimentos de origem animal, através do intenso esforço empregado nas pesquisas de melhorias genéticas. Ressalto também o trabalho incansável desempenhado pelos veterinários na vigilância sanitária desta mesma produção, o que garante a saúde da mesa dos brasileiros e atesta a qualidade dos nossos produtos no exterior.
(REPÓRTER): O médico veterinário pode atuar em quatro áreas distintas: cirurgia e medicina, para os que se dedicam ao atendimento médico e cirúrgico em clínicas e hospitais especializados; avaliação e inspeção de produtos de origem animal; medicina veterinária preventiva, dedicada à pesquisa sobre novas vacinas e remédios contra as doenças provocadas por animais; e ainda produção pecuária, voltada para o agronegócio. O curso de medicina veterinária tem duração média de cinco anos, com estágio profissional obrigatório.
17/10/2011, 00h17 - ATUALIZADO EM 17/10/2011, 00h17
Duração de áudio: 02:05
Ao vivo
00:0000:00