Relator deve apresentar texto do projeto nesta terça-feira — Rádio Senado

Relator deve apresentar texto do projeto nesta terça-feira

LOC: O RELATOR DO PROJETO DE DISTRIBUIÇÃO DE ROYALTIES DO PRÉ-SAL, SENADOR VITAL DO RÊGO, PRETENDE APRESENTAR O TEXTO DELE NO FINAL DA MANHÃ DESTA TERÇA-FEIRA. NÃO HÁ CONSENSO SOBRE O TEXTO.
 
LOC: NA TARDE DESTA SEGUNDA-FEIRA O SENADOR DO PMDB PARAIBANO SE REUNIU COM REPRESENTANTES DA FRENTE PARLAMENTAR PELA DEMOCRATIZAÇÃO DOS ROYALTIES E TAMBÉM DOS ESTADOS PRODUTORES, NÃO PRODUTORES E CONFRONTANTES. O REPÓRTER ROGÉRIO DY LA FUENTE TRAZ MAIS INFORMAÇÕES.

(REPÓRTER): As reuniões do senador Vital do Rêgo com parlamentares dos Estados produtores ou confrontantes e com representantes dos Estados não produtores, nesta segunda-feira, não levaram a um consenso em torno das novas regras. O relator do projeto sobre repartição dos royalties do petróleo manteve encontros separados. Ele recebeu propostas dos dois lados, sem qualquer possibilidade de acordo e ficou de estudar com os líderes das maiores bancadas no Senado e na Câmara. 
(VITAL DO RÊGO): Eu acho que o quadro é muito grave, por incrível que pareça. Eu sou assim um otimista, não sei quem me perguntou `porque o senhor tá tão otimista?¿ Eu sou um otimista inveterado, eu só acredito na força positiva, na força do bem. Mas, não é fácil. Mas não serei eu que vou dizer agora antes do estudo, mas isso é o que eu to passando pra vocês. O que veio deles foi uma proposta mais genérica e a gente vai tratar de ver o que que pode aproveitar de uma e de outra.
(REPÓRTER): Da frente parlamentar pela democratização dos royalties o relator recebeu um pedido de redução da partipação especial da União do percentual de 46 por cento para 40 por cento. Vital do Rêgo pediu dos integrantes da frente a garantia de que apoiariam o projeto dele, o que não foi feito pelo deputado Marcelo Castro, do PMDB do Piauí. Por outro lado, o senador Lindbergh Farias, do PT do Rio de Janeiro, afirmou que a proposta atual, antes de serem consideradas as sugestões dos estados produtores, é demolidora para o estado dele.
(LINDEBERG FARIAS) Eu to dizendo que o projeto do Vital do Rêgo é muito ruim. Entregamos os nossos, esperamos que ele leve em consideração se não, nós vamos lutar às últimas conseqüências, no plenário do Senado, no plenário da Câmara e, por fim, no Supremo Tribunal Federal. Eu acho que nós tamos indo por esse caminho, um caminho equivocado. É uma marcha da insensatez. Tá virando uma batalha, uma guerra federativa.
(REPÓRTER): O senador Vital do Rêgo pretende apresentar a versão final do relatório na manhã desta terça-feira e a expectativa é de que o texto seja votado pelo Senado ainda nesta semana. Durante a reunião com o senador, os líderes do PT e do PMDB decidiram fazer vigília para tentar vencer resistência da equipe econômica do governo, que não admite mais perdas para a União.
17/10/2011, 06h55 - ATUALIZADO EM 17/10/2011, 06h55
Duração de áudio: 02:02
Ao vivo
00:0000:00