Grazziotin defende flexibilização para entrada de estrangeiros no Brasil — Rádio Senado

Grazziotin defende flexibilização para entrada de estrangeiros no Brasil

LOC: SENADORA DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES ACREDITA QUE BRASIL DEVE FACILITAR A ENTRADA DE ESTRANGEIROS NA COPA DO MUNDO.

LOC: A SUSPENSÃO DE EXIGÊNCIA DE VISTO FAZ PARTE DA LEI GERAL DA COPA, QUE ESTÁ EM ANÁLISE NO CONGRESSO. MAIS INFORMAÇÕES, COM O REPÓRTER NILO BAIRROS: 

(REPÓRTER): senadores e deputados analisam um conjunto de regras que devem vigorar no país durante a Copa do Mundo de 2014. Os jogos vão acontecer entre 12 de junho e 13 de julho, mas a Lei Geral da Copa vai definir itens como a venda de ingressos, os direitos sobre as marcas do evento e até mesmo o acesso dos turistas ao Brasil. E de acordo com o texto enviado pelo Executivo ao Congresso, os visitantes poderão entrar no Brasil portando apenas passaporte e ingresso para os jogos. A regra valeria até para quem vem de países que exigem visto de brasileiros. Essa flexibilização no ingresso de turistas deve causar polêmica no Congresso, mas a senadora Vanessa Grazziotin, do PC do B do Amazonas, não vê problemas nessa medida. A senadora, que faz parte da Comissão de Relações Exteriores, lembra que é uma exceção, valendo apenas para o período da Copa, e acredita que é bom para o Brasil seguir o exemplo da África do Sul, que na Copa de 2010 também facilitou a entrada de visitantes:
(VANESSA GRAZZIOTIN): O que a gente puder fazer para facilitar essa vinda seria importante, acho que essa é inovação, se o Brasil seguir essa sequência, pros outros eventos esportivos, isso se transformar numa prática, que cada país sede abra mão naquele momento do visto para atrair os turistas.
(REPÓRTER): a exigência ou não de vistos para a entrada no Brasil e os demais itens da Lei Geral da Copa serão analisados pela Câmara e depois pelo Senado. A decisão sobre o texto só deve acontecer no ano que vem.
14/10/2011, 06h27 - ATUALIZADO EM 14/10/2011, 06h27
Duração de áudio: 01:33
Ao vivo
00:0000:00