McDonald's Brasil é acusada de violar direitos trabalhistas — Rádio Senado

McDonald's Brasil é acusada de violar direitos trabalhistas

LOC: A EMPRESA RESPONSÁVEL PELA MARCA MC DONALD'S NO BRASIL SE COMPROMETEU, NESTA SEGUNDA-FEIRA, A CORRIGIR POSSÍVEIS VIOLAÇÕES DE DIREITOS TRABALHISTAS.

LOC: EM AUDIÊNCIA PÚBLICA NO SENADO, REPRESENTANTES DOS FUNCIONÁRIOS DENUNCIARAM JORNADA EXCESSIVA DE TRABALHO E PAGAMENTO DE VENCIMENTOS BEM ABAIXO DO SALÁRIO MÍNIMO. A REPORTAGEM É DE ADRIANO FARIA:

A audiência pública na Comissão de Direitos Humanos era para discutir horas extras e ponto eletrônico. E a rede de lanchonetes McDonald's foi acusada de impor aos funcionários jornada de trabalho acima de 44 horas semanais e pagamento de salários considerados irrisórios. Presidente do sindicato que representa os trabalhadores do setor de alimentação em São Paulo, Francisco Calasans denunciou que funcionários são retirados da área de atendimento quando não há movimento na loja e ficam esperando numa sala. No final do mês, só recebem pelo período que efetivamente ficaram no atendimento, e há casos de trabalhadores que receberam apenas 50 reais no mês.
(FRANCISCO CALASANS): O ponto é o procedimento da empresa de uma jornada variável que desorganiza por completo a vida do trabalhador. Jornada móvel variável.
(REPÓRTER): Depois de assistir a um vídeo sobre as denúncias, o diretor da empresa que representa a rede McDonald's no Brasil, Pedro Parizi, reconheceu a existência de casos isolados de violação de direitos trabalhistas. E se comprometeu a deixar a Comissão de Direitos Humanos a par das medidas que serão tomadas para corrigir o problema.
(PEDRO PARIZI): A nossa abertura para um diálogo mais franco, mais aberto, mais transparente, para que a gente possa, não só discutir esse tipo de denúncia num foro como esse, mas também melhorar o nosso tipo de ação dentro da empresa.
(REPÓRTER): O presidente da comissão, senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, elogiou a postura do diretor da empresa.
(PAULO PAIM): Para mim, independente da denúncia, o importante foi o senhor, desculpe a expressão, mas para o senhor positiva, não fugir do debate. Vossa Excelência vinha, minha assessoria informou que havia um vídeo, Vossa Excelência disse: "Não tem problema, nós vamos aí ver o vídeo, vamos debater, vamos ver onde é que nós erramos e o que que podemos acertar". Eu acho isso muito positivo.
(REPÓRTER) No final da audiência pública, o senador Paulo Paim anunciou a abertura de negociações entre o sindicato e a rede McDonald¿s.
10/10/2011, 02h43 - ATUALIZADO EM 10/10/2011, 02h43
Duração de áudio: 02:08
Ao vivo
00:0000:00