Comissão vai debater o direito das pessoas com doença falciforme — Rádio Senado

Comissão vai debater o direito das pessoas com doença falciforme

LOC: O DIREITO DAS PESSOAS COM DOENÇA FALCIFORME VAI SER DISCUTIDO PELA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DO SENADO.
 
LOC: DIA 27 DE OUTUBRO É O DIA NACIONAL DO DIREITO DAS PESSOAS COM DOENÇA FALCIFORME, QUE ATINGE UM EM CADA MIL BRASILEIROS. A REPORTAGEM É DE ANA BEATRIZ SANTOS.
 
A doença falciforme é uma alteração genética que muda a forma dos glóbulos vermelhos, responsáveis por transportar o oxigênio para as células. Essa dificuldade faz com que as pessoas sintam muitas dores, principalmente nas articulações, ossos e músculos, além de causar outras complicações de saúde. A Comissão de Direitos Humanos vai discutir como está o acesso ao diagnóstico e tratamento dessas enfermidades. O senador Paulo Paim, do PT do RS, propôs que a reunião aconteça no dia 27 de outubro, data oficial da luta pelos direito das pessoas com doenças falciformes.
(PAULO PAIM): Dia 27 de outubro, já existe, é lei, é o dia nacional , dia de luta do direito das pessoas com doenças falciformes, e nesta data faremos um debate pra saber como está a situação que atinge principalmente a comunidade negra.
(REPÓRTER): A senadora Lídice da Mata, do PSB da BA, sugeriu que sejam convidados representantes da Bahia, onde está a maior população negra do Brasil.
(LÍDICE DA MATA): Como apresentei uma audiência pública na CAS sobre o mesmo assunto e vossa excelência sabe da importância da experiência no cuidado da doença falciforme na Bahia, gostaria de propor o nome de algumas pessoas para integrarem a mesa dessa audiência.
(REPÓRTER): As doenças falciformes podem ser detectadas no teste do pezinho, nos recém nascidos, e por meio de um exame de sangue chamado eletroforese de hemoglobina, que pode ser feito pelo Sistema Único de Saúde, o SUS. Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de um em cada mil brasileiros tem algum tipo de doença falciforme.
10/10/2011, 02h23 - ATUALIZADO EM 10/10/2011, 02h23
Duração de áudio: 01:40
Ao vivo
00:0000:00