Senado lança campanha para divulgar teste da orelhinha — Rádio Senado

Senado lança campanha para divulgar teste da orelhinha

LOC: SENADO LANÇA CAMPANHA PARA TIRAR DO PAPEL LEI DO TESTE DA ORELHINHA, QUE REVELA SE O BEBÊ TEM PROBLEMAS AUDITIVOS.
 
LOC: SEGUNDO O CONSELHO FEDERAL DE FONOAUDIOLOGIA, APENAS 10% DOS HOSPITAIS E MATERNIDADES PÚBLICAS FAZEM O EXAME. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.
 
Aprovado em julho de 2010, o projeto de lei do teste da orelhinha ainda não saiu do papel em várias partes do país. O exame realizado no recém-nascido para o diagnóstico de problemas auditivos só é realizado gratuitamente em 10% da rede pública de saúde. Segundo a proposta do senador Inácio Arruda, do PC do B do Ceará, antes de receberem alta, todos os bebês devem ser submetidos ao teste. Ele explicou que cabe ao Ministério da Saúde e às secretarias estaduais e municipais oferecer o aparelho usado no exame. Mas, Inácio Arruda orientou às mães no sentido de exigir o teste da orelhinha.
(INÁCIO):...
(REPÓRTYER): A presidente do Conselho Federal de Fonoaudiologia, Bianca Queiroga, disse que o teste da orelhinha é realizado em apenas 10 minutos e não traz nenhum incômodo para o bebê. Ela alertou que o exame tem que ser feito ainda no primeiro mês de vida da criança.
(BIANCA):..
(REPÓRTER): Já o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria, Eduardo Vaz, afirmou que os problemas de audição diagnosticados precocemente evitam complicações futuras, como, por exemplo, dificuldades de desenvolvimento da fala.
(EDUARDO):..
(REPÓRTER) De olho na estatística que revela que num grupo de mil crianças nascidas, três terão problemas auditivos, a senadora Vanessa Grazziotin do PC do B, do Amazonas, defendeu que a lei seja divulgada. Ela elogiou a iniciativa da Secretaria Especial de Comunicação Social do Senado em fazer uma campanha para divulgar o teste da orelhinha. Segundo ela, a eficácia da Lei Maria da Penha só foi alcançada porque houve divulgação de sua existência.
(VANESSA): ...
(REPÓRTER): Quem quiser ajudar na divulgação da lei poderá imprimir os cartazes e o folder da campanha ou ainda exibir o comercial de 30 segundos. O material está disponível no endereço eletrônico: www.senado.gov.br/testedaorelinha.
06/10/2011, 01h55 - ATUALIZADO EM 06/10/2011, 01h55
Duração de áudio: 03:30
Ao vivo
00:0000:00