CPI vai investigar exploração de mulheres na Amazônia — Rádio Senado

CPI vai investigar exploração de mulheres na Amazônia

LOC: A CPI DO TRÁFICO DE PESSOAS APROVOU NESTA QUARTA-FEIRA UMA SÉRIE DE REQUERIMENTOS RELATIVOS A DENÚNCIAS DE EXPLORAÇÃO DE SERES HUMANOS NA REGIÃO AMAZÔNICA.
 
LOC: AINDA NESTE MÊS, A CPI VAI A SÃO PAULO INVESTIGAR ACUSAÇÕES RELATIVAS A ESSE CRIME ENVOLVENDO GRANDES EMPRESAS DA ÁREA DE VESTUÁRIO. REPÓRTER CELSO CAVALCANTI.

Os senadores da Comissão Parlamentar de Inquérito decidiram solicitar às secretarias de turismo dos estados da Amazônia legal, e também à Embratur, a relação das empresas que oferecem serviços de turismo ecológico e pesca esportiva na região. A CPI quer saber também quais dessas empresas mantêm contratos de parceria com pessoas físicas ou jurídicas de outros países. O requerimento foi aprovado após a comissão ouvir depoimentos de acusados de usar esse tipo de serviço como fachada para a prática do turismo sexual na Amazônia. Também foi aprovado o pedido para que a Polícia Federal informe à CPI o número de turistas estrangeiros que os estados amazônicos receberam nos últimos oito anos. No próximo dia 17, os senadores da Comissão Parlamentar de Inquérito estarão em São Paulo, apurando denúncias de exploração de seres humanos por empresas da área têxtil, como informou a presidente do colegiado, senadora Vanessa Grazziotin, do PCdoB do Amazonas.
(VANESSA GRAZZIOTIN) Fazer levantamentos relativos aos casos que envolvem trabalho forçado, principalmente nessa área de vestuário, da indústria têxtil, casos que envolvem as empresas, as marcas Zara, Brooksfield e Pernambucanas, então já tem vários requerimentos aprovados, e certamente havendo necessidade até antes da audiência no estado de SP a gente voltará à convocação de novas pessoas.
(REPÓRTER) A CPI do Tráfico de Pessoas foi instituída para investigar ocorrências relativas à exploração de seres humanos no Brasil, incluindo suas causas, consequências, rotas e responsáveis, no período de 2003 e 2011.
06/10/2011, 04h53 - ATUALIZADO EM 06/10/2011, 04h53
Duração de áudio: 01:36
Ao vivo
00:0000:00