Criação dos estados de RR, AP e TO é comemorada no Senado — Rádio Senado

Criação dos estados de RR, AP e TO é comemorada no Senado

LOC: A CONSTITUIÇÃO DE 1988 CRIOU TRÊS NOVOS ESTADOS: RORAIMA, AMAPÁ E TOCANTINS.

LOC: ESSA MUDANÇA NO MAPA DO BRASIL FOI COMEMORADA PELO SENADO NESTA QUARTA-FEIRA. REPÓRTER LARISSA BORTONI.

O estado de Tocantins foi criado pelo Artigo 13 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição, em 5 de outubro de 1988. Mas, segundo o senador Vicentinho Alves, do PR tocantinense, já se pensava na separação antes mesmo da independência do Brasil.
(VICENTINHO ALVES) A ideia da autonomia para a antiga região norte de Goiás vem de 1821, portanto, um ano antes da Independência do Brasil. Uma luta mais que centenária era a nossa causa da emancipação do norte goiano, do Tocantins.
(REPÓRTER) A Constituição de 1988 trouxe ainda mudanças importantes para outras duas regiões do país. O Amapá e Roraima deixaram de ser territórios e passaram a condição de estados. Para o senador Mozarildo Cavalcante, do PTB, foi quando o povo de Roraima passou a ter voz.
(MOZARILDO CAVALCANTI) A emancipação política com que nós todos sonhávamos. porque, como Território Federal, as pessoas que lá viviam não eram consultadas para nada. Os Governadores eram nomeados à revelia, com honrosas exceções, de qualquer fala, de qualquer pessoa do Estado.
(REPÓRTER) E o senador Geovani Borges, do PMDB, disse que o Amapá precisava se tornar estado para se desenvolver.
(GEOVANI BORGES) O Amapá precisava de maior autonomia, o Amapá precisava desvincular-se da União para poder alçar vôos mais altos ruma ao seu desenvolvimento, não podíamos continuar atrelados a Brasília.
(REPÓRTER) O Brasil poderá ganhar dois novos estados. A população paraense vai às urnas em onze de dezembro para decidir se o Pará será dividido para criação dos estados de Carajás e Tapajós.//
05/10/2011, 07h11 - ATUALIZADO EM 05/10/2011, 07h11
Duração de áudio: 02:01
Ao vivo
00:0000:00