Projeto de Lei ajuda pessoas de baixa renda a tirar CNH — Rádio Senado

Projeto de Lei ajuda pessoas de baixa renda a tirar CNH

LOC: PESSOAS DE BAIXA RENDA PODERÃO CONSEGUIR A CARTEIRA NACIONAL DE HABILITAÇÃO GRATUITAMENTE, INCLUINDO AS DE CATEGORIA PROFISSIONAL.

LOC: É O QUE PREVÊ UM PROJETO QUE ESTÁ NO SENADO. CONFIRA NA REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA. 

TÉC: Está na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo, projeto do senador Clesio Andrade, do PR de Minas Gerais, que determina que quem faz parte de uma família com renda de no máximo 1.635 reais por mês, poderá obter a Carteira de Habilitação, de qualquer categoria, gratuitamente, desde que seja aprovado nas provas do Detran. Clesio Andrade, que também é presidente da Confederação Nacional dos Transportes, afirma que a aprovação deste projeto é urgente, pois os números da CNT indicam que já existem 50 mil vagas para motoristas não-preenchidas no mercado brasileiro. Segundo o senador, o motivo é o alto custo para se conseguir a Carteira, o que tem feito com que muitos brasileiros de baixa renda simplesmente desistam de se submeter a este processo.
(CLESIO ANDRADE): Gasta de 1.200 a 1.500 reais para tirar a Carteira, depois gasta de 1.200 a 1.500 para reclassificar sua Carteira para ser profissional do volante. É preciso que este jovem seja motivado.
(REPÓRTER): Clésio lembra que o setor de transportes pode empregar milhares de brasileiros nos próximos anos.
(CLESIO ANDRADE): O pais hoje tem uma falta em torno de 50 mil motoristas, é muita coisa entre Caminhões, veículos pesados, Ônibus urbanos e taxistas. Toda a expansão que o Brasil está tendo, o sistema de transportes avança muito com relação ao crescimento da economia.
(REPÓRTER): Pelo projeto, os custos para que pessoas de baixa renda consigam a habilitação serão financiados pela Contribuição sobre Intervenção no Domínio Econômico. O senador lembra que para a formação de 40 mil novos profissionais os custos atingirão 60 milhões de reais. A arrecadação anual da Cide chega a 9 bilhões de reais por ano.
03/10/2011, 12h59 - ATUALIZADO EM 03/10/2011, 12h59
Duração de áudio: 01:49
Ao vivo
00:0000:00