Comissão promove primeira avaliação parlamentar do evento — Rádio Senado

Comissão promove primeira avaliação parlamentar do evento

LOC: A COPA DO MUNDO DE 2014 É O TEMA DE UM SEMINÁRIO PROMOVIDO PELA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE DO SENADO.

LOC: OS PRESIDENTES DAS COMISSÕES DE MEIO AMBIENTE E DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL E TURISMO PARTICIPARAM DA ABERTURA. SENADORES E CONVIDADOS DISCUTIRAM O LEGADO DO MEGAEVENTO E CRITICARAM A ATUAÇÃO DA FIFA. A REPORTAGEM É DE ANA BEATRIZ SANTOS.

O seminário chamado "Primeira avaliação parlamentar da Copa do Mundo de 2014" quer debater e orientar os senadores sobre os preparativos do Brasil para o megaevento. Na primeira exposição, o professor Lamartine Pereira da Costa, da Universidade Gama Filho do Rio de Janeiro, comparou a atuação do comitê olímpico internacional com a da FIFA, e criticou a quantidade de exigências e a falta de transparência da federação internacional de futebol para a divulgação de dados e estudos. Na opinião do acadêmico, o governo é quem deve dar a palavra final sobre os preparativos para a Copa e não a entidade. Para o senador Zezé Perrella, do PDT de Minas Gerais, que também é dirigente de futebol, a Copa do Mundo só vai trazer vantagens para o Brasil no longo prazo.
(ZEZÉ PERRELLA) A FIFA ganha bilhões de dólares com copa do mundo não ajuda financeiramente e absolutamente em nada os países sede e ainda quer interferir na nossa soberania nacional ferindo inclusive nossa constituição em alguns aspectos. Eu sou a favor de copa do mundo mas estou convicto que copa do mundo só pode ser um bom negócio a longo prazo.
(REPÓRTER) A senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, foi a autora da proposta do seminário. Na opinião dela, a participação do parlamento brasileiro na fiscalização dos preparativos é essencial para que o país colha os benefícios dos megaeventos esportivos.
(ANA AMÉLIA) o resumo é que o Brasil amanhã pode ser a Grécia de hoje se não tiver controle dos gastos e planejamento extremamente eficaz e eficiente nesse processo.
(REPÓRTER) Na segunda parte dos debates, participaram representantes da Anatel, da Infraero, e de representantes dos setores da construção civil e do turismo. O seminário continua nesta quinta-feira.
28/09/2011, 02h24 - ATUALIZADO EM 28/09/2011, 02h24
Duração de áudio: 01:45
Ao vivo
00:0000:00