Parlamentares brasileiros aprovam o cargo de Alto Representante-Geral — Rádio Senado

Parlamentares brasileiros aprovam o cargo de Alto Representante-Geral

A REPRESENTAÇÃO BRASILEIRA NO PARLAMENTO DO MERCOSUL APROVOU NESTA TERÇA-FEIRA A CRIAÇÃO DO CARGO DE ALTO REPRESENTANTE-GERAL DO MERCADO COMUM. ENTRE AS ATRIBUIÇÕES DO NOVO POSTO ESTÁ A DE REPRESENTAR O MERCOSUL NAS RELAÇÕES COM OUTROS PAÍSES. REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI

Além de representar o Mercosul, o Alto Representante-Geral do Mercado Comum vai coordenar o Plano de Ação para implementar o Estatuto da Cidadania do bloco, propor iniciativas para divulgar o Mercosul e apresentar propostas para fortalecer o mercado comum em áreas essenciais do processo de integração, como saúde e educação. O relator da matéria, senador Roberto Requião, do PMDB do Paraná, disse que a criação do cargo de Alto Representante-Geral do Mercosul pode dar mais agilidade às decisões do bloco.
(ROBERTO REQUIÃO): O cargo unificado poderá induzir a um maior dinamismo do bloco uma vez que impulsionado por um coordenador indicado pelos quatro países, legitimado pela delegação comum e, portanto, apto a tomar providências de maneira mais expedita, embora necessite de referendo posterior.
(REPÓRTER): O primeiro ocupante do cargo de Alto Representante Geral do Mercosul será o embaixador Samuel Pinheiro Guimarães. Ele foi escolhido pelo Conselho do Mercado Comum e vai ficar no posto por três anos, podendo ser reconduzido por igual período. Depois disso, a vaga deverá respeitar um rodízio entre os demais países do Mercosul - Argentina, Paraguai e Uruguai. O Embaixador Pinheiro Guimarães foi Ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República e Secretário-Geral do Itamaraty. A mensagem do Poder Executivo que cria o cargo de Alto Representante-Geral do Mercosul precisa passar ainda pelos plenários da Câmara e do Senado.

A REPRESENTAÇÃO BRASILEIRA NO PARLAMENTO DO MERCOSUL TAMBÉM OUVIU NESTA TERÇA-FEIRA O EMBAIXADOR ANTÔNIO JOSÉ FERREIRA SIMÕES, SUBSECRETÁRIO GERAL DA AMÉRICA DO SUL, CENTRAL E DO CARIBE. ELE EXPLICOU AOS SENADORES E DEPUTADOS COMO FUNCIONA O FOCEM, FUNDO DE CONVERGÊNCIA ESTRUTURAL E FORTALECIMENTO INSTITUCIONAL DO MERCOSUL.

O EMBAIXADOR ANTÔNIO SIMÕES DESTACOU A IMPORTÂNCIA DO FOCEM NO FINANCIAMENTO DE PROGRAMAS PARA DIMINUIR AS DESIGUALDADES ENTRE OS PAÍSES DO MERCOSUL, PRIORIZANDO ECONOMIAS MENORES E REGIÕES MENOS DESENVOLVIDAS.
27/09/2011, 06h03 - ATUALIZADO EM 27/09/2011, 06h03
Duração de áudio: 01:32
Ao vivo
00:0000:00