CI discutirá com especialistas projeto que impede novas usinas — Rádio Senado

CI discutirá com especialistas projeto que impede novas usinas

LOC: A COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA VAI FAZER UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA COM ESPECIALISTAS PARA DISCUTIR O PROJETO QUE SUSPENDE A CONSTRUÇÃO DE NOVAS USINAS NUCLEARES.

LOC: SENADORES ARGUMENTAM QUE O BRASIL NÃO PRECISA DESSE TIPO DE ENERGIA POR TER FONTES RENOVÁVEIS, COMO AS HIDRELÉTRICAS. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN: 

TÉC: Os integrantes da Comissão de Infraestrutura decidiram só votar o projeto que impede a instalação de novas usinas nucleares no país após uma audiência pública com especialistas. Por se tratar de uma proposta terminativa, ou seja, que não vai à votação em Plenário, eles preferiram discutir melhor o projeto do senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal. A proposta, que suspende a construção de usinas nucleares pelo prazo de 30 anos, foi uma resposta ao acidente ocorrido em março no Japão com a usina de Fukushima. Atualmente, o Brasil conta com as usinas nucleares de Angra 1 e 2 enquanto a de Angra 3 está em fase de instalação. Cristovam Buarque admitiu que o prazo da moratória poderá ser diminuído para até 10 anos, período em que o governo brasileiro incentivaria pesquisas sobre novas fontes renováveis de energia e adotaria medidas para garantir a segurança da população em caso de acidentes com os reatores em Angra. O senador afirmou que os especialistas vão responder a três questionamentos específicos sobre as usinas nucleares.
(CRISTOVAM) Paramos as atuais usinas? Mantemos e fazemos uma moratória para novas? Ou continuamos com esse projeto de construirmos mais e mais usinas nucleares. Acho que é correto fazermos essa audiência porque não precisávamos votar aqui açodadamente.
(REPÓRTER) Já o senador Walter Pinheiro, do PT da Bahia, ponderou que o crescimento econômico do Brasil exige uma preocupação com a geração de energia. Mas defendeu cautela na discussão sobre o uso de usinas nuclares.
(WALTER) É possível migrarmos da nuclear para outras fontes limpas, seguras e com condição de expansão com custo mais baixo tanto de investimento quanto para o consumidor nos próximos 10 anos. O debate tem que ser feito nesta linha. Não é um debate de satanizar o uso de energia nuclear. Mas de discutirmos essas possibilidades.
(REPÓRTER) Entre os convidados para a audiência pública estará um representante do Parlamento Europeu, já que Alemanha, França e Itália decidiram substituir as usinas nucleares por outras fontes de energia.
22/09/2011, 01h49 - ATUALIZADO EM 22/09/2011, 01h49
Duração de áudio: 02:07
Ao vivo
00:0000:00