Mercosul sairá fortalecido com redução das diferenças do bloco — Rádio Senado

Mercosul sairá fortalecido com redução das diferenças do bloco

LOC: É PRECISO INVESTIR NA REDUÇÃO DAS DIFERENÇAS ENTRE OS PAÍSES QUE FORMAM O MERCOSUL PARA ASSEGURAR O SUCESSO DO BLOCO.

LOC: A ANÁLISE É DO EMBAIXADOR SAMUEL PINHEIRO GUIMARÃES, ALTO REPRESENTANTE-GERAL DO MERCOSUL. ELE FOI OUVIDO, NESTA TERÇA-FEIRA, PELA REPRESENTAÇÃO BRASILEIRA NA PARLAMENTO DO MERCOSUL. REPÓRTER LARISSA BORTONI.

Os quatro países que formam o Mercosul ¿ Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai ¿ apresentam diferenças significativas, e não apenas de nível de desenvolvimento, mas no tamanho do território e da população. Para o embaixador Samuel Pinheiro Guimarães, essa assimetria prejudica a sustentação do bloco. Ele explicou que o Mercosul só pode permanecer unido se todos os parceiros se sentirem privilegiados.
(SAMUEL PINHEIRO GUIMARÃES) Para ser muito objetivo e deixar muito claro, já. Trata-se de ampliar o Focem. Ampliar os recursos para a redução das assimetrias. Acho que tem um impacto extraordinário. Para o senhor ter uma idéia, o Paraguai, como mencionou o senador Requião é talvez o país com o percentual energético per capita maior do mundo, no entanto, até hoje há apagão em Assunção.
(REPÓRTER) O Focem é um fundo que financia as menores economias do Mercosul. O montante anual é de cem milhões de dólares. Diante desse desafio apresentado pelo embaixador, o presidente da representação brasileira no Parlamento do Mercosul, o senador Roberto Requião, do PMDB do Paraná, acredita que uma boa medida é o fortalecimento do Parlasul.
(ROBERTO REQUIÃO) O primeiro passo é como nós podemos ajudar o Parlamento do Mercosul, o Parlasul, se organizar. Nós ainda temos algumas etapas a cumprir. Eu vou tentar antes de segunda-feira, conversar com o atual presidente, que é Paraguaio, para a gente encaminhar os primeiros passos para uma reunião comum. É um trabalho duro, principalmente num momento de crise em que os países de valem de medidas protecionistas.
(REPÓRTER) A Representação Brasileira na Parlamento do Mercosul volta a se reunir na próxima terça-feira. Na pauta, uma série de projetos, inclusive um que autoriza a criação da Universidade do Mercosul, com sede no Rio Grande do sul.
20/09/2011, 06h57 - ATUALIZADO EM 20/09/2011, 06h57
Duração de áudio: 01:53
Ao vivo
00:0000:00