MP que destina mais dinheiro para educação infantil foi destaque — Rádio Senado

MP que destina mais dinheiro para educação infantil foi destaque

LOC: A APROVAÇÃO DA MEDIDA PROVISÓRIA QUE DESTINOU MAIS DINHEIRO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL FOI O DESTAQUE DO PLENÁRIO NA SEMANA QUE PASSOU.

LOC: CONFIRA NA REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA.

TEC: A medida provisória prevê que o governo repasse recursos, até 2014, para creches e pré-escolas recém construídas e em construção em todo o país. Até 2016 o Executivo pretende colocar na escola todas as crianças entre quatro e cinco anos de idade, e de atender com creches cinqüenta por cento das crianças na faixa etária de zero a três anos. O senador Demóstenes Torres, do Democratas de Goiás, elogiou muito a aprovação do projeto, que já seguiu para a sanção da presidente Dilma Roussef. Segundo o senador, a iniciativa é muito importante para o país.
(DEMÓSTENES TORRES) É preciso implantar definitivamente a escola em tempo integral no Brasil, todo candidato a presidente da República e todo candidato a governador de Estado propõe isto e ninguém nunca fez. É a redenção do país, é o investimento em educação com tecnologia.
(REPÓRTER) A Senadora Ângela Portela, do PT de Roraima, explicou que a medida provisória tem o objetivo de reestruturar uma situação delicada: atualmente a União repassa o dinheiro para que os municípios construam creches, mas que no primeiro ano de funcionamento as despesas precisam ser assumidas integralmente pelas prefeituras.
(ANGELA PORTELA) Sensível a essa situação, a presidenta Dilma encaminhou essa medida provisória ao congresso nacional, permitindo que a União promova os aportes financeiros para respaldar o funcionamento das creches durante seu primeiro ano, até que sejam cumpridas as formalidades para o recebimento dos recursos do Fundeb.
(REPÓRTER) O plenário também aprovou a recondução de Dirceu Barbano à presidência da ANVISA, que é a Agencia Nacional de Vigilância Sanitária.
16/09/2011, 01h40 - ATUALIZADO EM 16/09/2011, 01h40
Duração de áudio: 01:43
Ao vivo
00:0000:00