CE discutirá intercâmbio cultural entre países de língua portuguesa — Rádio Senado

CE discutirá intercâmbio cultural entre países de língua portuguesa

LOC: A COMISSÃO DE EDUCAÇÃO VAI DISCUTIR NA MANHÃ DESTA QUARTA-FEIRA O INTERCÂMBIO CULTURAL ENTRE OS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA. 

LOC: O OBJETIVO É CRIAR UM PROGRAMA PARA APROXIMAR AS NAÇÕES QUE COMPARTILHAM O PORTUGUÊS COMO LÍNGUA OFICIAL. REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. 

TÉC: Os agentes culturais que interagem com pessoas da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa sentem falta de programas mais efetivos para integrar as nações, como explicou o senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal. Para marcar a importância da discussão, o senador lembrou que o Timor Leste, que foi colônia portuguesa até 1975 e ocupado pela Indonésia até 1999, quando declarou independência chegou a sugerir que o português falado pelo povo fosse substituído pelo inglês como língua oficial, devido à proximidade com a Austrália. Cristovam Buarque, que foi um dos autores do pedido de audiência, acredita que a cooperação entre os países de língua portuguesa deve valorizar não apenas os aspectos econômicos, mas também os culturais.
(Cristovam Buarque) Fernando Pessoa dizia 'minha pátria é o Português', a língua faz uma pátria, nós temos que incentivar ao máximo, e qual a maneira? Incentivar o intercâmbio de conteúdos culturais. Nós trabalhamos muito a ideia da cooperação econômica, a cooperação econômica é circunstancial, depende dos preços das mercadorias, depende de como está cada país. Já o intercâmbio cultural não, esse é permanente, esse vai se consolidando, consolidando e termina fazendo com que os países se sintam de fato irmãos.
(Repórter) Oito países compartilham o português como língua oficial: Portugal, Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. A audiência pública vai contar com a participação de representantes da TV Brasil, do Instituto Cultural Brasil Plus, do Ministério da Cultura, da Unilab ¿ a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira ¿, da prefeitura de Niterói e da Universidade Estácio de Sá.
13/09/2011, 02h00 - ATUALIZADO EM 13/09/2011, 02h00
Duração de áudio: 01:47
Ao vivo
00:0000:00