IBGE divulga índice de inflação do mês de agosto — Rádio Senado

IBGE divulga índice de inflação do mês de agosto

LOC: O IBGE DIVULGOU O ÍNDICE DE INFLAÇÃO DO MÊS DE AGOSTO, QUE FICOU EM ZERO PONTO TRINTA E SETE POR CENTO, O DOBRO DO ÍNDICE REGISTRADO NO MÊS ANTERIOR.
 
LOC: O ACUMULADO NOS ÚLTIMOS DOZE MESES É O MAIOR DESDE 2005 E O REPÓRTER ROGÉRIO DY LA FUENTE CONVERSOU COM OS SENADORES QUE COMENTARAM O CRESCIMENTO DO ÍNDICE DE INFLAÇÃO.
 
O índice acumulado de inflação medida pelo IPCA de agosto de 2010 até agosto de 2011 foi de sete vírgula vinte e três por cento. O índice oficial de inflação ficou acima do teto da meta fixada pelo governo para 2011, que é de seis vírgula cinco por cento. Para os senadores, o aumento da inflação não deve ser tomado como única e principal medida da economia, como salientou no plenário o senador Ricardo Ferraço, do PMDB do Espírito Santo. (Ferraço) O que se espera ainda das taxas de juros? Que controlem a inflação ou derrubem mais o crescimento. Todos os bancos centrais olham para o nível de atividade e sabem que a política monetária tem efeitos com defasagens variáveis. Devem olhar não apenas a taxa de inflação futura, mas também para o ritmo de crescimento futuro! (Rep) Já a senadora Vanessa Graziotin, do PC do B do Amazonas, afirma que diante do crescimento da inflação, mostrou-se acertada a política de recomposição do valor do salário-mínimo aprovada pelo Congresso Nacional no último mês de junho. (Vanessa) Então, quando votamos o valor de R$ 545, votamos também o estabelecimento de uma política para o próximo quadriênio, ou seja, garantindo um ganho real para o trabalhador mais simples, aquele que ganha o piso salarial no Brasil de que ele terá o direito, além da recomposição inflacionária, anualmente de um ganho real. (Rep) O IPCA é o índice de preços ao consumidor ampliado usado pelo IBGE e mede a inflação na faixa das famílias com rendimento entre um e quarenta salários-mínimos.
06/09/2011, 04h48 - ATUALIZADO EM 06/09/2011, 04h48
Duração de áudio: 01:33
Ao vivo
00:0000:00