Previdência estuda forma de substituir mecanismo — Rádio Senado

Previdência estuda forma de substituir mecanismo

LOC: REPRESENTANTE DO MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA DIZ QUE FATOR PREVIDENCIÁRIO É "PERVERSO", E QUE O GOVERNO ESTUDA A MELHOR FORMA DE SUBSTITUÍ-LO. 

LOC: ESTA AFIRMAÇÃO FOI FEITA DURANTE AUDIÊNCIA NA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS PARA DISCUTIR A SITUAÇÃO DE APOSENTADOS E PENSIONISTAS. A REPORTAGEM É DE SERGIO VIEIRA. 

TÉC: Leonardo Guimarães, secretário de Políticas Públicas do Ministério da Previdência, esteve em audiência na Comissão de Direitos Humanos representando o ministro Garibaldi Alves. E ele foi claro ao usar a expressão "mecanismo perverso" ao referir-se ao Fator Previdenciário, responsável por um corte nos vencimentos que pode chegar a 40% quando o trabalhador se aposenta pelo ¿Regime Geral da Previdência Social¿. (LEONARDO GUIMARÃES): Ele funciona de forma perversa. Diz o seguinte: "olha, se você se aposentar muito jovem, eu vou cortar seu benefício. Se ao contrário você postergar sua aposentadoria, você vai ganhar um adicional¿. Só que na prática o que é que ocorre? Em função da fórmula ser complicada, mudando a expectativa de vida e o próprio sistema se adequar a isto e alterar o valor, ele está se aposentando com um desconto em média de 30%. (REP): Por causa desta situação, Leonardo Guimarães garante que o governo vem estudando uma forma de acabar com o Fator Previdenciário. (LEONARDO GUIMARÃES): Precisamos desenvolver um modelo em que o trabalhador receba uma aposentadoria digna sem o desconto do Fator Previdenciário, mas que também ele contribua por mais tempo. Precisamos negociar um caminho o mais rápido possível. (REP): O Presidente da Comissão, senador Paulo Paim do PT do Rio Grande do Sul, está acompanhando de perto todas estas negociações e garante que os aposentados e pensionistas estão abertos para a melhor opção possível. (PAULO PAIM): O Ministério reconhece que a Previdência é superavitária, e também demonstrou que as renúncias fiscais aumentam cada vez mais. Muito menos do que os 21 bilhões aqui listados é necessário para resolver o problema de acabar com o Fator, precisamos agora caminhar juntos. (REP): O representante do Ministério da Previdência informou também que as renúncias fiscais para as empresas devem chegar a 22 bilhões e 500 milhões de reais este ano, além de outros 7 bilhões para entidades filantrópicas.
01/09/2011, 01h14 - ATUALIZADO EM 01/09/2011, 01h14
Duração de áudio: 01:58
Ao vivo
00:0000:00