70% dos domicílios da zona urbana devem ter internet até 2014
LOC: 70 POR CENTO DOS DOMICÍLIOS BRASILEIROS NAS CIDADES E 30 POR CENTO NA ÁREA RURAL DEVERÃO TER ACESSO À INTERNET ATÉ 2014. FOI O QUE AFIRMOU O MINISTRO DAS COMUNICAÇÕES PAULO BERNARDO, NESTA QUARTA-FEIRA, EM AUDIÊNCIA NA COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA.
LOC: ELE EXPLICOU AOS SENADORES O PLANO NACIONAL DE BANDA LARGA, LANÇADO EM JUNHO PELO GOVERNO. A REPORTAGEM É DE NARA FERREIRA.
Segundo Paulo Bernardo, apenas 6 por cento dos domicílios rurais no Brasil têm computador e 39 por cento nas áreas urbanas. Mas se contados os computadores com acesso a internet, a média cai para 27 por cento.
(PAULO BERNARDO) tem gente que tem computador em casa e não tem conexão, o que evidencia falta de infraestrutura, falta de oferta, falta de dinheiro, de recursos para pagar...porque a pessoa não tem internet? 49 por cento porque o custo é elevado.
(REP) Paulo Bernardo informou que o Plano Nacional de Banda Larga, lançado pelo governo em junho, visa dobrar os acessos a Internet no país ¿ e levar a rede mundial de computadores a 70 por cento das residências nas cidades e 30 por cento no campo, até 2014. Entre os compromissos assumidos com o Plano, o ministro citou ainda a oferta de internet mais barata.
(PAULO BERNARDO) queremos chegar em 2014 com todos os municípios com oferta de banda larga de pelo menos um megabite por 35 reais.
(REP) O presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Eduardo Braga, do PMDB do Amazonas, pediu agilidade na ampliação da Banda Larga em Roraima e no seu estado ¿ onde já existe infraestrutura, mas não o serviço.
(EDUARDO BRAGA) fazer um termo de ajustamento de conduta no plano nacional de banda larga, não temos necessidades de esperarmos até julho de 2012, já temos o cabo via venezuela, para ampliar a banda larga e é apenas uma decisão política para que a gente tenha o benefício de curto prazo.
(REP) O senador Eduardo Suplicy, do PT de São Paulo, quis saber sobre Internet nas escolas.
(SUPLICY) do ponto de vista da expansão da banda larga nas escolas do brasil, no meio urbano no meio rural, em que pé está?
(REP) Segundo Paulo Bernardo, mesmo as escolas rurais deverão ter conexão rápida.
(PAULO BERNARDO) fizemos o programa de banda larga nas escolas, e na licitação que vamos fazer para a frequência de 450 megahertz uma das coisas que vai ser colocada como obrigatoriamente é a instalação nas escolas rurais, todas as escolas rurais terão que ser abastecidas conectadas com banda larga pelo prestador de serviço.
(REP) O Plano também deverá facilitar para as pequenas empresas oferecer acesso rápido à Internet em locais onde os grandes grupos não têm interesse.