Senado aprova diretrizes para alimentação saudável nas escolas — Rádio Senado

Senado aprova diretrizes para alimentação saudável nas escolas

LOC: O SENADO APROVOU NESTA TERÇA-FEIRA PROJETO QUE CRIA DIRETRIZES PARA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NAS ESCOLAS. 

LOC: A PROPOSTA PREVÊ AINDA QUE OS PRODUTOS VENDIDOS NAS LANCHONETES TRAGAM SELOS VERDES, AMARELOS OU VERMELHOS, INDICANDO O SEU VALOR NUTRICIONAL. REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. 

TÉC: O projeto restringe a venda e a publicidade, nas escolas, de alimentos com alto teor de gordura, açúcar ou sal, e incentiva o consumo de frutas, legumes e verduras. Além disso, determina o monitoramento periódico da saúde dos alunos, com ênfase no perfil alimentar. Foi o que explicou a relatora, senadora Maria do Carmo Alves, do Democratas de Sergipe. (Maria do Carmo) É notória a franca comercialização, por cantinas e lanchonetes dentro das escolas, de alimentos pouco saudáveis, com teores elevados de gordura, de gordura trans, de açúcar e de sódio, além de bebidas de baixo teor nutricional. Nada mais adequado que inserir dentro das escolas a preocupação com a alimentação saudável, o que poderá promover a adoção de bons hábitos alimentares para além dos muros da própria escola. (Repórter) Por sugestão do senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, para orientar a escolha da alimentação saudável, os produtos deverão trazer selos de identificação verdes, amarelos ou vermelhos, em função do valor nutricional. (Cristovam) A ideia é a de que qualquer pessoa, os pais, os professores e as crianças ao verem o alimento, possam saber o conteúdo do ponto de vista da saúde. (Repórter) O projeto prevê ainda que a alimentação escolar leve em conta os hábitos alimentares de cada região. A matéria foi aprovada em caráter terminativo pela Comissão de Educação do Senado e por isso segue direto para a Câmara dos Deputados. 

LOC: A COMISSÃO DE EDUCAÇÃO APROVOU TAMBÉM PROJETO QUE TORNA OBRIGATÓRIA A EXECUÇÃO DO HINO NACIONAL EM COMPETIÇÕES ESPORTIVAS ORGANIZADAS PELOS COMITÊS OLÍMPICO E PARAOLÍMPICO BRASILEIRO, CONFEDERAÇÕES E CLUBES ESPORTIVOS. A PROPOSTA SEGUE DIRETAMENTE PARA A CÂMARA DOS DEPUTADOS. 

LOC: OS SENADORES DA COMISSÃO TAMBÉM CONCORDARAM COM UM PROJETO QUE DÁ À CIDADE PAULISTA DE SÃO CARLOS O TÍTULO DE CAPITAL NACIONAL DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA.
30/08/2011, 01h15 - ATUALIZADO EM 30/08/2011, 01h15
Duração de áudio: 01:30
Ao vivo
00:0000:00