Falta investimento nas 588 cidades fronteiriças do Brasil, conclui subcomissão — Rádio Senado

Falta investimento nas 588 cidades fronteiriças do Brasil, conclui subcomissão

LOC: O GOVERNO CONTINUA NÃO INVESTINDO DINHEIRO SUFICIENTE NAS 588 CIDADES QUE FAZEM PARTE DA "FAIXA DE FRONTEIRA" BRASILEIRA. 

LOC: ESTA É A CONCLUSÃO DA "SUBCOMISSÃO PERMANENTE DA AMAZÔNIA E DAS FAIXAS DE FRONTEIRA", QUE SE REUNIU NA MANHÃ DESTA TERÇA-FEIRA. CONFIRA NESTA REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA.  

TEC: 588 cidades de 11 Estados das cinco regiões do país fazem parte da chamada "Faixa de Fronteira". É o equivalente a 17% do território nacional, e se fosse um país independente seria o 3º. maior da América do Sul e o 10º. maior de todo o mundo. Só que a maioria destas 588 cidades tem reclamado do empobrecimento devido às dificuldades criadas para investimentos econômicos nestas regiões, em virtude das políticas restritivas de segurança nacional. O Estado com mais cidades na ¿Faixa de Fronteira¿ é o Rio Grande do Sul, onde a metade do território gaúcho está nesta situação, com 197 cidades na ¿Fronteira Oeste¿ e na ¿Metade Sul¿, justamente as mais pobres. Com base nestas informações a ¿Subcomissão da Amazônia e da Faixa de Fronteira¿ aprovou um Relatório contendo uma análise crítica quanto às políticas de desenvolvimento aplicadas pelo Governo Federal nestas regiões. Apesar da presidente Dilma Roussef ter lançado o ¿Plano Estratégico de Fronteiras¿, entende o autor do Relatório e presidente da Subcomissão, senador Mozarildo Cavalcanti do PTB de Roraima, que o corte de recursos para estas regiões mantém-se o mesmo. (MOZARILDO CAVALCANTI): Ficou bem explicitado que vários destes programas da área de fronteira, só subsistem por causa das Emendas Parlamentares. Isto é, o Governo de fato não coloca recursos, não tem dado prioridade para esta área importante que é a Faixa de Fronteira brasileira, sem falar na Amazônia como um todo. (REP): Na seqüência de seus trabalhos a Subcomissão vai concentrar-se em projetos voltados para o desenvolvimento da infra-estrutura nas fronteiras.
30/08/2011, 01h48 - ATUALIZADO EM 30/08/2011, 01h48
Duração de áudio: 00:00
Ao vivo
00:0000:00