Plenário aprova MP para recuperar escolas públicas atingidas por desastres — Rádio Senado

Plenário aprova MP para recuperar escolas públicas atingidas por desastres

LOC: O PLENÁRIO DO SENADO APROVOU NA SEMANA PASSADA A MEDIDA PROVISÓRIA DESTINADA A RECUPERAR AS ESCOLAS PÚBLICAS ATINGIDAS POR DESASTRES NATURAIS.

LOC: TAMBÉM FORAM APROVADAS AS INDICAÇÕES DE CINCO NOVOS DIRETORES DO DNIT E ONZE EMBAIXADORES BRASILEIROS NO EXTERIOR. SAIBA MAIS COM O REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO.

TÉC: Escolas públicas atingidas por desastres naturais vão receber recursos por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. O plano de recuperação foi criado para atender as escolas dos estados e municípios que decretaram situação de emergência ou o chamado estado de calamidade pública, com comprometimento do funcionamento regular dos seus sistemas de ensino. O senador Walter Pinheiro, do PT da Bahia, comemorou a aprovação da Medida Provisória e salientou que a rede pública escolar precisava de manutenção em vários pontos do país. (Walter Pinheiro) Essas escolas, de certa forma, sacudidas pela natureza a partir de eventos como chuva. Mas era importante registrar que não tinha parte dessas escolas uma estrutura capaz inclusive de enfrentar um índice pluviométrico um pouco acima do normal. (Repórter) Os senadores adiaram, no entanto, a votação da MP que abre crédito extraordinário, de 74 milhões de reais, para o Ministério da Educação executar o plano de recuperação das escolas. Os senadores aprovaram, no mesmo dia, a indicação de cinco novos diretores do DNIT, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. Em sabatina na Comissão de Infraestrutura, o novo diretor-geral, general Jorge Ernesto Fraxe, pediu seis meses para por ordem na autarquia. (Jorge Ernesto Fraxe) Eu preciso aí de 6 meses para começar a concretizar os resultados que nós queremos na reengenharia do DNIT. Porque nós temos 2 grandes desafios. Um é tocar o que está aí contratado: se considerar ¿restos a pagar¿ e "Gestão 2011", vai beirando os 14 bilhões. Então são 14 bilhões de problemas. (Repórter) Além das indicações para o DNIT, os senadores aprovaram 11 indicações para embaixadores. Dois deles têm a missão de reativar embaixadas do Brasil em países marcados por instabilidade política e violência, como Iraque e Honduras. Na terça-feira, a sessão foi marcada pela aprovação de requerimentos, que pediam a discussão mais aprofundada de projetos sobre o fim das coligações partidárias, a regulação de embalagens de produtos infantis, e a publicidade em meios de transporte coletivo. Os senadores homenagearam ainda, no plenário, a poetisa Cora Coralina e o cineasta Glauber Rocha.
26/08/2011, 01h51 - ATUALIZADO EM 26/08/2011, 01h51
Duração de áudio: 02:16
Ao vivo
00:0000:00