Trem-bala do Rio a São Paulo será prioridade da nova diretoria do DNIT — Rádio Senado

Trem-bala do Rio a São Paulo será prioridade da nova diretoria do DNIT

LOC: A CONSTRUÇÃO DO TREM-BALA RIO-SÃO PAULO SERÁ A PRIORIDADE DA NOVA GESTÃO DA DIRETORIA DE INFRAESTRUTURA DO DNIT.
 
LOC: A INDICAÇÃO DO NOME DO NOVO DIRETOR FOI APROVADA NESTA QUARTA-FEIRA PELA COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA DO SENADO. OS DETALHES NA REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA. 

Durante sabatina na Comissão de Infraestrutura, Mario Dirani lembrou que quando trabalhou na Agência Nacional de Transportes Terrestres, fez parte de uma comitiva que visitou a Coréia do Sul e o Japão. Esta comitiva já integrava o grupo de estudos para a construção do Trem-Bala no Brasil, uma vez que os dois países asiáticos estão na vanguarda dessa tecnologia. Um dos projetos prioritários do governo Dilma, o trem-bala ligará Campinas e o Rio de Janeiro, passando por São Paulo, e tem custo previsto de 34 bilhões e 626 milhões de reais. Dirani confirma que o Trem-Bala será a grande prioridade da sua gestão, e explica fazendo uma analogia com o que viu na Ásia.
(MARIO DIRANI) Não é só o benefício que o Trem de Alta Velocidade traz com relação ao transporte em si que ele realiza. É impressionante a capacidade de induzir o desenvolvimento regional. Surgiram empreendimentos comerciais que trouxeram a estas regiões um desenvolvimento muito grande.
(REPÓRTER): na reunião da Comissão de Infraestrutura desta quarta-feira também foram aprovados os nomes de Paulo Campolina como novo Diretor de Finanças e Adão Magnus para a Diretoria Aqüaviária. O senador Jayme Campos, do Democratas de Mato Grosso, elogiou a presidente Dilma pelas escolhas, por acreditar que a nova diretoria do Dnit terá um perfil mais técnico.
(JAYME CAMPOS): Não vai ser feudo político de Partido nenhum. Eu espero que não transformem o Dnit em feudo político. Lá lamentavelmente virou um feudo político, e isto foi ruim para o Brasil. Aquilo foi um verdadeiro atraso. Desmandos, falcatruas.
(REPÓRTER): Já Valdir Raupp, do PMDB de Rondônia, espera que não só a orientação ética sofra mudanças no setor, mas também a administrativa.
(VALDIR RAUPP): Nós temos o Ministério dos Transportes, mas deveria se chamar Ministério das Rodovias. Porque cuida quase que praticamente só das rodovias. Você não vê uma execução na área de ferrovias, na área de hidrovias. Nós vamos investir mais de 30 bilhões num Trem-Bala que vai atender 2 Estados, mas com 20 bilhões de reais daria para duplicar 5 mil kms de rodovias. Porque esta quantidade de acidentes todos os anos? Porque nós não temos rodovias duplicadas.
(REPÓRTER): Toda a antiga diretoria do Dnit está sendo substituída. A Comissão de Infraestrutura ainda vai analisar os nomes de mais dois diretores do Dnit na próxima semana.
24/08/2011, 01h45 - ATUALIZADO EM 24/08/2011, 01h45
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