Defesa apresenta os programas Forças no Esporte e Projeto Rondon — Rádio Senado

Defesa apresenta os programas Forças no Esporte e Projeto Rondon

LOC: A COMISSÃO DE EDUCAÇÃO CONHECEU DETALHES DOS PROGRAMAS FORÇAS NO ESPORTE E PROJETO RONDON, DESENVOLVIDOS PELAS FORÇAS ARMADAS.

LOC: OS MILITARES PEDIRAM APOIO DOS PARLAMENTARES PARA AS ATIVDADES. MAIS INFORMAÇÕES NA REPORTAGEM DE ANA BEATRIZ SANTOS.

A comissão de educação do senado ouviu representantes do ministério da defesa responsáveis por dois programas relacionados à educação: o projeto Rondon e o programa Forças no Esporte. O projeto Forças no Esporte começou em 2003 para resgatar crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Segundo o vice almirante Bernardo Gamboa, que preside a comissão desportiva militar brasileira, oitenta e duas organizações militares recebem semanalmente essas crianças que aprendem não só uma modalidade esportiva, mas também têm acesso a atendimento médico odontológico e orientação escolar. Bernardo Gamboa destacou que a parceria com as escolas é essencial para chegar até os participantes do programa.
(Bernardo Gamboa) 'E como é que identificamos essas crianças e comunidades de vulnerabilidade social? Nosso maior termômetro são as escolas'.
(REPÓRTER) entre os principais resultados já obtidos, estão a queda da evasão escolar, o baixo índice de envolvimento dos participantes em casos de violência e o surgimento de talentos esportivos. Já o projeto Rondon teve início em 1967 e até 1989 levou universitários para atuar em projetos sociais nas regiões menos desenvolvidas do país. Em 2005 o programa foi relançado a pedido da união nacional dos estudantes e já levou mais de doze mil universitários para 777 municípios da região norte e nordeste do país. O programa funciona em parceria com as prefeituras. Segundo o brigadeiro-do-ar Rogério Veríssimo, coordenador do projeto, o incentivo dos parlamentares aos prefeitos é uma contribuição importante para o sucesso das atividades.
(Veríssimo) 'Nos municípios que o prefeito esta engajado, participante com sua estrutura, o projeto consegue resultados muito mais relevantes. Então essa participação parlamentar para nós é muito relevante'
 (REPÓRTER) o senador Álvaro Dias, do PSDB do Paraná e autor do pedido da audiência, elogiou as iniciativas e afirmou que vai contribuir para que as matérias que beneficiam os programas, como a que amplia o numero de cargos no ministério da defesa para o projeto Rondon, sejam votadas com rapidez pelo senado.
(Álvaro Dias) 'E nós temos certeza que a presença aqui de ambos traz conhecimento informação e estímulo para que nos possamos através do legislativo contribuir.'
(REPÓRTER) Os dois programas contam com parcerias de outros ministérios. O Projeto Rondon conta com o apoio do ministério da educação e o programa Forças no Esporte tem parceria do ministério dos esportes e do ministério do desenvolvimento social e combate à fome.
24/08/2011, 02h06 - ATUALIZADO EM 24/08/2011, 02h06
Duração de áudio: 02:46
Ao vivo
00:0000:00