Subcomissão recebeu ex-usuários e especialistas para discutir experiências — Rádio Senado

Subcomissão recebeu ex-usuários e especialistas para discutir experiências

LOC: A SUBCOMISSÃO DE POLÍTICAS SOBRE DEPENDENTES QUÍMICOS DE ÁLCOOL, CRACK E OUTRAS DROGAS RECEBEU EX-USUÁRIOS E ESPECIALISTAS PARA DISCUTIR ALGUMAS EXPERIÊNCIAS DE COMBATE ÀS DROGAS.

LOC: DURANTE O DEBATE, OS CONVIDADOS DEFENDERAM QUE AS AÇÕES DE PREVENÇÃO E O TRATAMENTO DE USUÁRIOS SÃO MAIS EFICIENTES DO QUE INVESTIR APENAS NA REPRESSÃO POLICIAL. REPÓRTER GEORGE CARDIM.

Ledir da Silva, Secretário de Defesa Social de Vila Velha, no Espírito Santo, e Luiz Vicente Pires, prefeito de Cachoerinha, no Rio Grande do Sul, revelaram aos senadores que eram viciados em crack e disseram como conseguiram abandonar a droga. Eles explicaram os projetos desenvolvidos pelos dois municípios para reduzir a violência, monitorar e tentar ressocializar os moradores de rua, criminosos e dependentes de crack. Luiz Pires defendeu que o tratamento médico e psicológico e as campanhas de prevenção são mais eficazes do que investir apenas na repressão policial. (Pires) Eu não vejo uma boa saída a repressão para combatermos o uso do crack e outras drogas. Na realidade há uma substituição dos mandatários da boca de drogas. É necessário? É. Mas Não vamos vencer através da força. (Cardim) A senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, disse que o combate às drogas começa em casa. (Ana) O estado não pode sozinho fazer as coisas. È preciso que a sociedade inteira assuma esta responsabilidade. O primeiro mestre é o pai e a mãe. (Cardim) O deputado estadual no Rio Grande do Sul Mano Changes cobrou investimentos no esporte e na cultura para afastar os jovens das drogas. Mano cantou um trecho de um rap que costuma apresentar em suas palestras em escolas. (Mano) Com uma escola divertida a gente aprende de montão, diga não à violência, diga não a alienação, em uma escola divertida a gente aprende montão, escola é bom pra se viver, nela tem que ter prazer, faço amigos pra valer, estudar é meu dever. Crack nem pensar, nesta não vou estar. Com o improviso na mente, eu vou plantando a semente da informação, por que aqui no Senado só tem sangue bão. (Cardim) A subcomissão foi instalada em março deste ano e já discutiu temas como a saúde pública e o tratamento de dependentes químicos; segurança pública e ações sociais de prevenção; e também já ouviu entidades internacionais que combatem o uso do crack.
23/08/2011, 02h31 - ATUALIZADO EM 23/08/2011, 02h31
Duração de áudio: 02:04
Ao vivo
00:0000:00