Senado homenageia Embraer pelos seus 42 anos — Rádio Senado

Senado homenageia Embraer pelos seus 42 anos

LOC: O SENADO HOMENAGEOU OS 42 ANOS DA EMPRESA BRASILEIRA DA AERONÁUTICA, A EMBRAER. REPÓRTER LARISSA BORTONI.

Fundada em 1969, com sede na cidade paulista de São José dos Campos, a Embraer já produziu mais de cinco mil aviões, que operam em 92 países. Em junho deste ano, contava com mais de dezessete mil empregados e no segundo trimestre do ano, o lucro líquido foi de 154 milhões de reais. O senador Luiz Henrique, do PMDB de Santa Catarina, que teve a idéia da homenagem, destacou que a Embraer é uma das líderes mundiais na fabricação de aviões de médio porte.
(LUIZ HENRIQUE) Atualmente, a Embraer é uma das maiores empresas do mundo - aliás, apenas a Boeing e a Airbus, construtoras de aviões de grande porte, estão à sua frente -, disputando, ombro a ombro, com a canadense Bombardier na faixa dos aviões médios. A Embraer é filha do ITA. Seus profissionais vieram majoritariamente do ITA e, é verdade, também ¿ o que, às vezes, é um pouco esquecido ¿ do Centro Técnico Aeroespacial.
(REPÓRTER) O primeiro presidente da Embraer foi o engenheiro aeronáutico Ozires Silva. Ele lembrou dos homens e mulheres que fizeram a empresa ser o que é atualmente.
(OZIRES SILVA) Eu transfiro isso gostosamente para as equipes que eu tive a honra de dirigir. Capazes. Fizeram diferença. E é nessa direção que eu diria, bastante emocionado, que nós devemos nos curvar à capacidade desses brasileiros que passaram noites em claro para que hoje nós pudéssemos receber essa significativa homenagem do Senado Federal.
(REPÓRTER) O engenheiro Ozires Silva também pediu às autoridades brasileiras que invistam mais na educação do povo. Segundo ele, é preciso produzir no país mentes brilhantes que possam assegurar a excelência na competição do mercado global.
18/08/2011, 06h29 - ATUALIZADO EM 18/08/2011, 06h29
Duração de áudio: 02:08
Ao vivo
00:0000:00