Comissões vão conhecer realidade de estados antes de votar Código Florestal — Rádio Senado

Comissões vão conhecer realidade de estados antes de votar Código Florestal

LOC: AS COMISSÕES DO SENADO QUE ANALISAM O NOVO CÓDIGO FLORESTAL VÃO FAZER VISITAS AOS ESTADOS E OUVIR EX-MINISTROS DA AGRICULTURA E DO MEIO AMBIENTE.

LOC: PARA O SENADOR BLAIRO MAGGI, ESSA AGENDA VAI INVIABILIZAR A VOTAÇÃO DO CÓDIGO AINDA NESTE ANO. MAS RODRIGO ROLLEMBERG ACREDITA QUE O CALENDÁRIO SERÁ MANTIDO. A REPORTAGEM É DE ADRIANO FARIA:
 
Os senadores vão ver de perto experiências consideradas bem-sucedidas de atividades agropecuárias com práticas que preservam a natureza ou que reduzem os impactos ambientais. A agenda prevê 12 visitas, em todas as regiões e biomas do País. Entre elas, a um projeto de pecuária e recuperação de mata nativa em Paragominas, no Pará, e a um cultivo de plantas medicinais em Telêmaco Borba, no Paraná. A ideia é abastecer os senadores com informações para a discussão e a votação do projeto do novo Código Florestal. Mas o senador Blairo Maggi, PR de Mato Grosso, está preocupado com o calendário. (BLAIRO) As visitas são importantes, mas é um número bastante grande. Eu acho que, diante das visitas aqui aprovadas e tudo o mais, nós já podemos anunciar ao Brasil que não vamos votar este ano essa matéria aqui. (REPÓRTER) Para o presidente da Comissão de Meio Ambiente, Rodrigo Rollemberg, do PSB do Distrito Federal, as visitas não vão prejudicar o cronograma de votação da matéria. (ROLLEMBERG) Nós precisamos, para fazer a diligência formalmente, aprovar na comissão. Não significa que necessariamente tenhamos que fazer todas as visitas. E, por outro lado, que há essa disposição das três comissões de encerrar e fazer a votação ainda neste semestre. (REPÓRTER) O Código Florestal está sendo debatido pelas comissões de Meio Ambiente, de Agricultura e de Ciência e Tecnologia. As três comissões também decidiram ouvir ex-ministros do Meio Ambiente, na próxima quarta-feira, e da Agricultura, na próxima quinta. As duas audiências públicas serão às oito e meia da manhã. Da Rádio Senado, Adriano Faria.
 
LOC: ENTRE OS EX-MINISTROS DO MEIO AMBIENTE, JÁ CONFIRMARAM PRESENÇA NA QUARTA JOSÉ CARLOS CARVALHO, MARINA SILVA, CARLOS MINC E RUBENS RICÚPERO.

LOC: E A REUNIÃO DE QUINTA COM OS EX-MINISTROS DA AGRICULTURA TEM A PARTICIPAÇÃO DE REINHOLD STEPHANES, ALYSSON PAULINELLI, FRANCISCO TURRA E JOSÉ EDUARDO DE ANDRADE VIEIRA.
17/08/2011, 01h18 - ATUALIZADO EM 17/08/2011, 01h18
Duração de áudio: 01:46
Ao vivo
00:0000:00