Ministro nega repasses irregulares de valores para obras suspeitas — Rádio Senado

Ministro nega repasses irregulares de valores para obras suspeitas

LOC: O MINISTRO DOS TRANSPORTES NEGOU AOS SENADORES DA COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA IRREGULARIDADES NO REPASSE DE DINHEIRO PARA OBRAS SUSPEITAS. 

LOC: PAULO PASSOS TAMBÉM REJEITOU A IDEIA DE UMA CPI PARA INVESTIGAR DENÚNCIAS DE CORRUPÇÃO NA PASTA. REPÓRTER GEORGE CARDIM. 

TÉC: Uma série de denúncias publicadas na imprensa indica que em 2010 o Ministério dos Transportes liberou 78 milhões de reais para três obras com graves indícios de irregularidades. Um relatório do Tribunal de Contas da União aponta problemas como ausência de projeto, falta de fiscalização e superfaturamento nas construções. Também revela um suposto esquema de propinas no ministério que beneficiaria o Partido da República. O senador Álvaro Dias, do PSDB do Paraná, lembrou que a crise na pasta se arrasta desde julho, e provocou a renúncia do ex-ministro Alfredo Nascimento, senador pelo PR do Amazonas. Álvaro Dias voltou a defender a instalação de uma CPI da Corrupção e cobrou mudanças na estrutura do Ministério. (Dias) Fazer o diagnóstico cabal e definitivo das mazelas éticas existentes no governo para quem sabe mudar este modelo que é promíscuo e produtor de incompetência administrativa e de corrupção. (Cardim) O líder do PT no Senado, Humberto Costa, de Pernambuco, disse que o governo tem agido com rigor e lembrou que a presidente Dilma Rousseff demitiu quase toda a cúpula do ministério, além de diretores de estatais da área de transportes. (Costa) Eu acho que a presidenta Dilma Rousseff, quando há denúncias, ela tem buscado responder ao que a sociedade espera. (Cardim) O ministro Paulo Sérgio Passos explicou que o órgão está tomando as medidas necessárias para regularizar a situação das obras suspeitas. E negou o envolvimento em irregularidades ou qualquer ilegalidade no repasse de dinheiro público. (Cardim) (Passos) Quem está lhe falando aqui é um homem correto, quem está lhe falando aqui é um homem honesto, de vida e de passado limpo. É alguém que tem 38 anos na esfera federal servindo da melhor forma a causa pública. (Cardim) O ministro dos Transportes também rejeitou a ideia de uma CPI para investigar denúncias de corrupção na pasta. (Passos 21) Não acho que tenhamos necessidade de uma CPI para esclarecer, para verificar, para investigar há necessidade de CPI e para punir quem quer que seja, no Ministério dos Transportes ou em qualquer outro ministério. Nós temos outros instrumentos e meios e acho que esse é o caminho para apurar possíveis legalidades. (Cardim) Nesta quarta-feira, o ministro do Transportes deve comparecer à Câmara dos Deputados para voltar a esclarecer possíveis irregularidades na pasta.
16/08/2011, 01h28 - ATUALIZADO EM 16/08/2011, 01h28
Duração de áudio: 02:41
Ao vivo
00:0000:00