Comissão de Orçamento quer ouvir Mantega sobre efeitos da crise — Rádio Senado

Comissão de Orçamento quer ouvir Mantega sobre efeitos da crise

LOC: A COMISSÃO MISTA DE ORÇAMENTO QUER OUVIR O MINISTRO DA FAZENDA SOBRE OS EFEITOS DA CRISE ECONÔMICA INTERNACIONAL, SOBRE A EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA E A PREVISÃO DE RECEITAS PARA O ANO QUE VEM.
 
LOC: REQUERIMENTO DE CONVOCAÇÃO DO MINISTRO GUIDO MANTEGA DEVE SER ANALISADO PELOS LÍDERES PARTIDÁRIOS NA CMO NESTA TERÇA-FEIRA. O REPÓRTER ROGÉRIO DY LA FUENTE TRAZ MAIS INFORMAÇÕES.
 
O requerimento de convite ao ministro da Fazenda é de autoria do presidente da Comissão Mista de Planos e Orçamentos Públicos, senador Vital do Rego. O parlamentar do PMDB da Paraíba justifica a necessidade da presença do ministro Guido Mantega na comissão pela crise econômica internacional. (Vital do Rêgo) Para antes de a gente discutir o relatório de receita, a gente ter uma visão desse processo para buscar, efetivamente, formas de proteger o Brasil desse processo de hecatombe mundial em termos financeiros. (Repórter) Além da desvalorização do dólar, que prejudica as exportações brasileiras, o presidente da Comissão de Orçamento está preocupado com a crise em países europeus, com PIB superior ao Brasil, que estão em situação de quase falência. O senador Vital do Rego comentou o conjunto de medidas adotadas pelo governo brasileiro até agora para proteger a economia brasileira. (Vital do Rêgo) Eu acho que é o começo. Mostra que o Brasil está preocupado, mostra que o governo está preocupado. Setores, entre os quais eu me acosto, desejariam mais intervenções, mas entendemos que o governo tem técnicos, tem profissionais e terá responsabilidade das conseqüências de ver o tamanho da dosagem do remédio. Pra mim, o governo mandou o remédio. Não se se a dose ainda é a exata para combater o problema. (Repórter) O senador do PR de Mato Grosso, Blairo Maggi, concorda e avalia que o governo demorou a tomar medidas para proteger a indústria nacional. Ele comentou especificamente a medida provisória 539, que permite que o conselho monetário nacional regulamente especificamente a entrada de dólares que entram no país para especulação financeira. (Blairo Maggi) A introdução do governo nesse assunto de conter a entrada de dólares é importante pra tentar colocar esse dólar num patamar mais realista, sei lá: R$ 1,70, 1,80, que daria aos exportadores brasileiros uma competitividade maior. Outro assunto que o governo tem que intervir é na questão da importação de bens de consumo que nós temos produção própria no Brasil. Hoje a gente consegue comprar uma máquina da China a um terço do preço. Quer dizer, pra cada máquina que tu compra do Brasil tu traz três do mesmo tamanho e isso é perda de emprego, é perda de imposto, perda de tudo. (Repórter) Também chegaram ao Congresso Nacional as emepês 540 e 541, que objetivam proteger as empresas exportadoras brasileiras.
08/08/2011, 07h39 - ATUALIZADO EM 08/08/2011, 07h39
Duração de áudio: 02:10
Ao vivo
00:0000:00