Interlegis participa da modernização de 700 câmaras municipais — Rádio Senado

Interlegis participa da modernização de 700 câmaras municipais

LOC: O INTERLEGIS PARTICIPA DA MODERNIZAÇÃO DE SETECENTAS CÂMARAS MUNICIPAIS EM TODO O PAÍS. E A UNILEGIS ESTÁ OBTENDO, JUNTO AO MEC, A CERTIFICAÇÃO DE QUATRO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO. 

LOC: ESSAS INICIATIVAS FORAM APRESENTADAS NESTA SEGUNDA-FEIRA EM MAIS UMA ETAPA DO CICLO DE PALESTRAS ¿CONHECENDO O SENADO¿. A REPORTAGEM É DE ADRIANO FARIA: 

TÉC: O programa Interlegis, que busca a integração das casas legislativas em todo o País, está ajudando setecentas câmaras municipais a entrar na era da informática. Foi o que afirmou Francisco Biondo, do Interlegis. Segundo ele, a ideia é permitir ao cidadão acompanhar o processo pela internet, desde a apresentação de um projeto pelo vereador até a sanção do prefeito. (BIONDO) Isso em termos de impacto na atividade da casa é monumental porque com isso a gente está começando a dar e a garantir transparência a um processo até então desconhecido e inacessível à maior parte dos cidadãos. (REPÓRTER) Já o Instituto Legislativo Brasileiro é responsável pela capacitação de servidores do Senado e de outros órgãos públicos. Diretor-Executivo do ILB, Carlos Roberto Stuckert disse que mais de 70 mil pessoas fizeram os cursos do instituto nos últimos 14 anos. E desde 2008, a Universidade do Legislativo Brasileiro, Unilegis, via ILB, tenta obter a certificação do Ministério da Educação de quatro cursos de pós-gradução. Mas não está fácil. (STUCKERT) O CNE, o Conselho Nacional de Educação, entrou com uma representação querendo barrar todos os cursos que são dados no Instituto Serzedelo Correa, no Cefor, no caso o Senado estava pedindo para ser certificado ¿ essas instituições públicas que poderiam dar cursos de pós-graduação. Porque isso na realidade acaba eliminando a concorrência externa, e esses cursos não são baratos aí fora, principalmente cursos de pós-graduação e mestrado. (REPÓRTER) As apresentações do Interlegis e do ILB foram as últimas, antes do recesso parlamentar, do ciclo de palestras "Conhecendo o Senado". A programação continua no dia oito de agosto, com mais dois setores da Casa: a Advocacia e a Secretaria de Controle Interno.
11/07/2011, 01h40 - ATUALIZADO EM 11/07/2011, 01h40
Duração de áudio: 01:56
Ao vivo
00:0000:00