Ideli vai aprimorar relação entre Planalto e Congresso, diz Sarney — Rádio Senado

Ideli vai aprimorar relação entre Planalto e Congresso, diz Sarney

LOC: PARA O PRESIDENTE DO SENADO, JOSÉ SARNEY, A NOVA MINISTRA DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS, IDELI SALVATTI, VAI MELHORAR A RELAÇÃO DO PALÁCIO DO PLANALTO COM O CONGRESSO NACIONAL.  

LOC: O LÍDER DO GOVERNO DESTACOU A EXPÊRIENCIA DA EX-SENADORA. JÁ A OPOSIÇÃO DECLARA QUE A TROCA É INDIFERENTE. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

TÉC: A ex-senadora Ideli Salvatti, do PT de Santa Catarina, é a nova ministra de Relações Institucionais. Ela substitui Luiz Sérgio, que foi nomeado para a Secretaria da Pesca. A troca na coordenação política atende a um pedido antigo dos aliados. Para o presidente do Senado, José Sarney, do PMDB do Amapá, a escolha de Ideli Salvatti para ser a responsável pelo diálogo do governo com o Congresso Nacional vai garantir uma melhoria nas relações do Executivo com o Legislativo. Sarney negou, no entanto, que a atribuição principal da nova ministra seja tratar da liberação das emendas parlamentares. (Sarney) Parlamentar não tem emenda, ele apresenta uma emenda ao Orçamento. As emendas são para as prefeituras. Obviamente, o governo vai analisar as prioridades e as obras em andamento e vai liberar as emendas necessárias. (Repórter) O líder do governo, senador Romero Jucá, do PMDB de Roraima, destacou que a experiência de líder do PT e de líder do governo no Congresso durante o mandato de Ideli como senadora vai contribuir para uma relação tranquila com o Executivo. (Jucá) Acredito que a ministra Ideli tem todas as condições de fazer um bom trabalho. Ela conhece o Congresso, tem experiência, é uma pessoa do diálogo e teve uma passagem importante pelo Senado. Portanto, tenho a expectativa de que ela fará um bom trabalho apoiada por todas as lideranças. Ela tem uma relação pessoal com todos os líderes. Portanto, esse trabalho será facilitado. REP: O líder do PSDB, senador Álvaro Dias, afirmou que para a oposição nada muda com a nomeação da nova ministra de Relações Institucionais. (Adias) Na verdade, esse Ministério é uma ponte com os governistas e não com a oposição. Portanto, pouco importa para a oposição seja esse ou aquele o ministro de Relações Institucionais. Nosso espaço é próprio e não dependemos do ministro de Relações Institucionais. REP: Antes de assumir a Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvati era ministra da Pesca. O mandato dela no Senado foi de 2003 a 2011.
13/06/2011, 01h45 - ATUALIZADO EM 13/06/2011, 01h45
Duração de áudio: 02:14
Ao vivo
00:0000:00