Apenas metade dos brasileiros de 15 a 17 anos cursa o Ensino Médio — Rádio Senado

Apenas metade dos brasileiros de 15 a 17 anos cursa o Ensino Médio

LOC: SOMENTE METADE DOS BRASILEIROS DE 15 A 17 ANOS ESTÃO MATRICULADOS NO ENSINO MÉDIO, QUE É O NÍVEL ESCOLAR APROPRIADO PARA A IDADE. 

LOC: FOI O QUE INFORMOU A PRESIDENTE DO INSTITUTO DE PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DURANTE DEBATE NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DO SENADO, NESTA QUARTA-FEIRA. AS INFORMAÇÕES COM A REPORTER NARA FERREIRA. 

TÉC: Malvina Tânia Tuttman, presidente do INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, disse que é um grande desafio para o Brasil elevar de 50 para 85 o percentual de jovens entre 15 e 17 anos matriculados no ensino médio, até 2020. Essa é uma das metas fixadas no novo Plano Nacional de Educação. Outra é universalizar o ensino médio, independentemente da idade, até 2016. Malvina Tuttman explicou que quanto maior a defasagem idade-série, pior os indicadores de desempenho escolar. (MALVINA-21¿) Precisamos colocar esses meninos e essas meninas, esses jovens, no nível de ensino que é o ensino médio que eles têm direito, esse é o grande desafio. Há muita coisa a fazer. (REP) Dados do Inep mostram que o Brasil possui cerca de 10 milhões e 200 mil jovens nesta faixa etária e que somente 55% deles concluíram o ensino fundamental, que vai até a oitava série. Prejudica a ampliação do ensino médio também o fato de 71 por cento desses jovens terem renda familiar per capita inferior a um salário mínimo. Muitos precisam trabalhar, por isso, mais de 45 % das matrículas são no período noturno. Os debatedores criticaram o excesso de disciplinas no currículo do ensino médio, e destacaram a necessidade de tornar a escola mais atraente para os jovens. A senadora Marisa Serrano, do PSDB de Mato Grosso do Sul, afirmou que o ensino médio reflete deficiências que começam no ensino fundamental. Ela disse ainda que é preciso aumentar os recursos e ampliar o ensino técnico-profissionalizante.(MARISA-19¿) O ensino médio tem sido colocado como o gargalo da educação brasileira...falar no plano nacional é falar da questão de recursos financeiros... e como é que vamos fazer para ter mais professores mais capacitados nas disciplinas e ter uma escola atrativa para nossos alunos. (REP) O Plano Nacional de Educação estabelece metas para os próximos dez anos. Foi encaminhado ao Congresso pelo governo, está em discussão na Câmara dos Deputados, e virá em seguida para o Senado.
08/06/2011, 01h39 - ATUALIZADO EM 08/06/2011, 01h39
Duração de áudio: 02:08
Ao vivo
00:0000:00