Ana Amélia: Brasil precisa agir para reverter embargo russo à carne brasileira — Rádio Senado

Ana Amélia: Brasil precisa agir para reverter embargo russo à carne brasileira

LOC: A SENADORA ANA AMÉLIA DEFENDEU UMA AÇÃO DOS MINISTÉRIOS DA AGRICULTURA E DAS RELAÇÕES EXTERIORES PARA REVERTER O EMBARGO DA RÚSSIA À CARNE BRASILEIRA, ANUNCIADO NESSA QUINTA. 

LOC: NUMA ENTREVISTA À RÁDIO SENADO, NA MANHÃ DESTA SEXTA, ANA AMÉLIA AFIRMOU QUE O EMBARGO PODE TER MOTIVAÇÃO POLÍTICA. A REPORTAGEM É DE ADRIANO FARIA: 

TÉC: Produtores de carne de boi, porco e frango dos estados de Mato Grosso, do Paraná e do Rio Grande do Sul não poderão exportar para a Rússia a partir do próximo dia 15. Sem dar detalhes, as autoridades russas alegaram deficiência na inspeção dos animais. Senadora de um dos estados incluídos na proibição, Ana Amélia, do PP gaúcho, estranhou a medida. Em entrevista ao programa Conexão Senado, da Rádio Senado, Ana Amélia argumentou que o Brasil exporta carne para 150 países e, se houvesse algum problema, ele já teria aparecido. Por isso, a senadora desconfia que o embargo russo pode ter motivação política. (ANA AMÉLIA ¿ 16¿) Uma das possíveis razões: de que o Brasil está fazendo corpo mole para defender, junto à Organização Mundial do Comércio, a entrada da Rússia nessa organização que dá a ela um status internacional muito melhor do que tem hoje em relação ao comércio do planeta. (REPÓRTER) Para Ana Amélia, o governo brasileiro tem que agir ¿ e rápido. (ANA AMÉLIA 2 ¿ 20¿) O que agora deve ser feito é uma ação enérgica por parte, não só das autoridades sanitárias do Ministério da Agricultura, também o próprio Ministério das Relações Exteriores para, num mutirão conjunto de esforço técnico e político ¿ e também diplomático ¿ vença essa barreira para se evitar um prejuízo maior pela decisão da Rússia. (REPÓRTER) O mercado russo é responsável por 15 por cento das receitas obtidas pelos produtores brasileiros com a venda de carne para o exterior. No ano passado, as exportações de carne para a Rússia renderam dois bilhões de dólares ao Brasil. 
03/06/2011, 10h36 - ATUALIZADO EM 03/06/2011, 10h36
Duração de áudio: 01:40
Ao vivo
00:0000:00