40% dos atendimentos do serviço médico referem-se a problemas respiratórios — Rádio Senado

40% dos atendimentos do serviço médico referem-se a problemas respiratórios

LOC: 40 POR CENTO DOS ATENDIMENTOS NA EMERGÊNCIA DO SERVIÇO MÉDICO DO SENADO ESTÃO RELACIONADOS A PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS, SEGUIDOS DE HIPERTENSÃO.

LOC: A INFORMAÇÃO FOI PRESTADA NESTA SEGUNDA-FEIRA, DURANTE PALESTRA DO CICLO "CONHECENDO O SENADO", PROMOVIDO PELA DIRETORIA GERAL DA CASA.

LOC: OS PARTICIPANTES TAMBÉM RECEBERAM INFORMAÇÃO SOBRE A ADMINISTRAÇÃO DO PLANO DE SAÚDE DOS SERVIDORES. REPÓRTER NARA FERREIRA:

TEC: A diretora do Serviço Médico, Leda Maria Sales Braga, afirmou que tem sido dada ênfase ao trabalho de prevenção de doenças. Por isso, o Sams, que funciona 24 horas por dia, de segunda a sexta, oferece programas sobre diabetes, hipertensão, tabagismo, além de fisioterapia, radiologia, psicologia e odontologia, entre outros. Também foram oferecidas vacinas para gripe aos servidores que estão no grupo de risco, segundo critérios do Ministério da Saúde. Ela explicou que cabe ainda ao SAMS o trabalho de perícia médica, que confere e homologa atestados médicos lançados inclusive em casos de aposentadoria por invalidez. Leda Braga, que é cardiologista, informou que os atendimentos na emergência vêm aumentando nos últimos anos: 40 por cento são relativos ao sistema respiratório, seguido de hipertensão e problemas digestivos. O número médio de atendimentos em ambulatório chega a 3 mil consultas mensais. Ela lembrou que o serviço médico atende senadores, servidores ativos e aposentados, pensionistas, além de dependentes. Mas também vem atendendo funcionários terceirizados, gerando uma sobrecarga no atendimento. (LEDA 20¿) me refiro aos terceirizados, eles estão com percentual muito alto com participação de atendimento na Sams, chegando quase a 30 por cento, e aqui vem muitos pedidos de parlamentares... A Câmara tem percentual de 5 a 10 por cento, trabalhamos três vezes mais. (REP) O diretor da Secretaria do Sistema Integrado de Saúde, Adalberto José Carneiro Filho também participou do ciclo de palestras ¿Conhecendo o Senado¿. Ele explicou que o plano de saúde oferecido pelo Senado, o SIS, foi criado em 1991 e passa por uma reestruturação no momento. As mudanças em estudo incluem a elaboração de uma nova página, mais moderna e interativa do SIS na Internet.
30/05/2011, 01h22 - ATUALIZADO EM 30/05/2011, 01h22
Duração de áudio: 02:05
Ao vivo
00:0000:00