Obras em Recife deverão estar contratadas até dezembro — Rádio Senado

Obras em Recife deverão estar contratadas até dezembro

LOC: REPRESENTANTES DE RECIFE FALARAM HOJE SOBRE AS OBRAS NA CAPITAL PERNAMBUCANA À SUBCOMISSÃO DO SENADO QUE ACOMPANHA OS PREPARATIVOS PARA A COPA DE 2014.
 
LOC: ELES INFORMARAM QUE ATÉ DEZEMBRO DESTE ANO TODAS AS OBRAS DEVEM ESTAR LICITADAS E CONTRATADAS, MAS CRITICARAM INTERFERÊNCIAS DA FIFA NO PROCESSO. REPÓRTER PATRÍCIA NOVAES:

O Secretário Extraordinário da Copa do Mundo de Pernambuco, Sílvio Bompastor, falou sobre o andamento das obras que serão realizadas em Recife para a Copa de 2014. Ele explicou que o vencedor da licitação para a construção do estádio Arena Recife também irá fazer a Cidade da Copa, um conjunto com habitações, escola, hospital e outros equipamentos urbanos. Os dois empreendimentos vão ocupar um espaço de mais de duzentos hectares e devem custar em torno de 450 milhões de reais. Sílvio explicou que as obras de infra-estrutura estão sendo licitadas e acredita que até dezembro desse ano todas estejam contratadas. O presidente da comissão, senador Blairo Maggi, do PR de Mato Grosso, elogiou o trabalho que vem sendo desenvolvido na cidade. (Blairo Maggi) Fiquei impressionado. Vocês têm muitas obras para a copa. Das cidades acho que Recife é a que mais tem obras envolvidas com a questão da Copa do Mundo. (Patricia) Mas o representante pernambucano afirmou que há problemas para a realização das obras dentro do prazo, entre eles, o excesso de burocracia, o fim da linha de crédito de 230 milhões de reais do Banco do Nordeste para as obras e a intromissão exagerada da FIFA que, segundo Silvio Bompastor, faz indicações por escrito para contratação e fornecimento de diversos artigos. (Sílvio) Então a Fifa nos manda um ofício dizendo o seguinte: se vc não contratou a iluminação não contrate porque nós estamos definindo o parceiro e nós vamos lhe indicar o parceiro. E assim com a grama, com o placar, com a tinta que vai pintar a barra do campo e com dezenas e dezenas de itens. (Patrícia) O Secretário de Controle e Desenvolvimento de Obras de Recife, Amir Schvartz esclareceu que nas cidades onde foram firmados contratos no modelo de Parceria Público-Privada não há problema com as indicações da Fifa, pois a empresas têm liberdade para comprar. Mas onde as obras utilizam recursos públicos, é preciso obedecer à Lei de Licitações. LOC: NESTA QUARTA-FEIRA A SUBCOMISSÃO QUE ACOMPANHA OS PREPARATIVOS DO BRASIL PARA A COPA DE 2014, QUE É LIGADA À COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE, DEFESA DO CONSUMIDOR E FISCALIZAÇÃO E CONTROLE, OUVE O COORDENADOR DA COPA DO MUNDO NO DISTRITO FEDERAL, SÉRGIO GRAÇA.
24/05/2011, 07h38 - ATUALIZADO EM 24/05/2011, 07h38
Duração de áudio: 02:03
Ao vivo
00:0000:00