CE discute expansão do ensino infantil em ciclo de debate sobre PNE
LOC: A NECESSIDADE DE AUMENTO DAS VAGAS NO ENSINO INFANTIL, PARA CRIANÇAS COM IDADE ENTRE QUATRO E CINCO ANOS, FOI DESTACADA EM AUDIÊNCIA PÚBLICA NESTA QUARTA-FEIRA NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DO SENADO.
LOC: ESPECIALISTAS E REPRESENTANTE DO MEC DISSERAM QUE ESTÁ CONSAGRADA A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA JÁ NOS PRIMEIROS ANOS DA INFÂNCIA. AS INFORMAÇÕES COM A REPÓRTER NARA FERREIRA.
TÉC: Na terceira audiência do ciclo de debates sobre o Plano Nacional de Educação, o tema em destaque foi o processo de expansão do ensino infantil, que abrange crianças de 4 e 5 anos. Ao completar seis, os pequenos já devem ingressar no ensino fundamental. A secretária de Educação Básica do MEC, Maria do Pilar Lacerda, informou que hoje 72% das crianças na faixa etária de quatro e cinco anos estão matriculadas, e a meta do governo é atingir 100% até 2016. Ela ressaltou que a educação infantil é essencial para que a criança tenha um bom desempenho escolar no futuro. (PILAR 14¿) nos precisamos parar de pensar na educação infantil como ato de caridade e assistencialismo e entender que esse período da vida da criança é determinante para essa criança. (REP) Vital Didonet, da Organização Mundial para a Educação Pré-Escolar, citou os maiores desafios para melhoria do ensino infantil no Brasil: atender à demanda crescente, buscar a igualdade, valorizar a diversidade e garantir a qualidade. (VITAL19¿) a educação infantil promove o desenvolvimento global nos anos mais sensíveis da vida, naqueles que qualquer estímulo, qualquer influencia, qualquer experiência de vida determina estruturas de conhecimento de relacionamentos social, afetivo e linguístico que vão determinar todo o processo de aprendizagem. (REP) Vander Borges, coordenador geral do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, explicou que a educação infantil corresponde a 12 por cento dos recursos do Fundeb distribuídos aos municípios. Mas ele destacou que essa distribuição reflete as desigualdades regionais no país. Para a senadora Marisa Serrano, do PSDB de Mato Grosso do Sul e que presidiu o debate, o ensino infantil também requer profissionalização e interesse (MARISA 13¿) Precisamos de recursos mas precisamos da formação de bons profissionais na gestão e no trabalho com as crianças. Precisamos também do interesse das famílias e de toda a sociedade a responsabilidade com a vida e formação das nossas crianças. (REP) O Plano Nacional de Educação, que define as metas do setor para a próxima década, foi encaminhado pelo governo ao Congresso e está em discussão na Câmara dos Deputados. Depois, será examinado pelos senadores.
LOC: ESPECIALISTAS E REPRESENTANTE DO MEC DISSERAM QUE ESTÁ CONSAGRADA A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA JÁ NOS PRIMEIROS ANOS DA INFÂNCIA. AS INFORMAÇÕES COM A REPÓRTER NARA FERREIRA.
TÉC: Na terceira audiência do ciclo de debates sobre o Plano Nacional de Educação, o tema em destaque foi o processo de expansão do ensino infantil, que abrange crianças de 4 e 5 anos. Ao completar seis, os pequenos já devem ingressar no ensino fundamental. A secretária de Educação Básica do MEC, Maria do Pilar Lacerda, informou que hoje 72% das crianças na faixa etária de quatro e cinco anos estão matriculadas, e a meta do governo é atingir 100% até 2016. Ela ressaltou que a educação infantil é essencial para que a criança tenha um bom desempenho escolar no futuro. (PILAR 14¿) nos precisamos parar de pensar na educação infantil como ato de caridade e assistencialismo e entender que esse período da vida da criança é determinante para essa criança. (REP) Vital Didonet, da Organização Mundial para a Educação Pré-Escolar, citou os maiores desafios para melhoria do ensino infantil no Brasil: atender à demanda crescente, buscar a igualdade, valorizar a diversidade e garantir a qualidade. (VITAL19¿) a educação infantil promove o desenvolvimento global nos anos mais sensíveis da vida, naqueles que qualquer estímulo, qualquer influencia, qualquer experiência de vida determina estruturas de conhecimento de relacionamentos social, afetivo e linguístico que vão determinar todo o processo de aprendizagem. (REP) Vander Borges, coordenador geral do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, explicou que a educação infantil corresponde a 12 por cento dos recursos do Fundeb distribuídos aos municípios. Mas ele destacou que essa distribuição reflete as desigualdades regionais no país. Para a senadora Marisa Serrano, do PSDB de Mato Grosso do Sul e que presidiu o debate, o ensino infantil também requer profissionalização e interesse (MARISA 13¿) Precisamos de recursos mas precisamos da formação de bons profissionais na gestão e no trabalho com as crianças. Precisamos também do interesse das famílias e de toda a sociedade a responsabilidade com a vida e formação das nossas crianças. (REP) O Plano Nacional de Educação, que define as metas do setor para a próxima década, foi encaminhado pelo governo ao Congresso e está em discussão na Câmara dos Deputados. Depois, será examinado pelos senadores.