Plenário pode votar Cadastro Positivo e PEC das MPs — Rádio Senado

Plenário pode votar Cadastro Positivo e PEC das MPs

LOC: DUAS MEDIDAS PROVISÓRIAS, ENTRE ELAS A QUE CRIA O CADASTRO POSITIVO DE CONSUMIDORES, DEVEM SER OS PRIMEIROS ITENS A SER VOTADOS PELO SENADO FEDERAL NA PRÓXIMA SEMANA.

LOC: E APÓS LIBERAR A PAUTA DO PLENÁRIO, OS SENADORES PODEM ANALISAR A PROPOSTA DE EMENDA CONSTITUCIONAL QUE ALTERA O RITO DE APRECIAÇÃO DAS MPs NO CONGRESSO. REPÓRTER CELSO CAVALCANTI.

A primeira medida provisória na ordem do dia do Senado é a 515, que abre crédito extraordinário de 26 bilhões de reais em favor da Justiça do Trabalho e de vários órgãos do Poder Executivo. A segunda, MP 518, institui o cadastro positivo, banco de dados com informações sobre cidadãos e empresas em dia com seus compromissos financeiros. Quem estiver nessa lista poderá ter mais facilidades para acesso a crédito no mercado, inclusive com possibilidade de financiamentos a juros menores. O líder do governo, senador Romero Jucá, do PMDB de Roraima, defendeu a aprovação da matéria. Ele lembrou que o assunto já foi discutido pelos senadores em 2010, e avalia que a emepê deve ser votada com facilidade. (ROMERO JUCA) o cadastro positivo o Senado já tinha votado no final do ano passado, o governo preferiu vetar a matéria e fazer uma matéria mais ampla através de MP, é um projeto que atende a economia, que beneficia o crédito, que beneficia o consumidor, portanto eu acredito que não vai haver óbice de nenhuma das lideranças partidárias. (Celso) O líder do Democratas, Demóstenes Torres, de Goiás, espera que ocorra um entendimento para votação das duas medidas, de forma a abrir caminho para aprovação da PEC que altera as regras de análise das MPs no Congresso Nacional. (DEMOSTENES TORRES) o cadastro positivo o Senado já tinha votado no ano passado, o governo preferiu vetar a matéria e fazer uma matéria mais ampla através de medida provisória, é um projeto que atende a economia, que beneficia o crédito, que beneficia o consumidor, portanto eu acredito que não vai haver óbice de nenhuma das lideranças partidárias. (Celso) Também estão na pauta de votações do Senado projetos de lei de autoria de deputados e senadores, entre eles o que regulamento o uso de algemas no território nacional.
13/05/2011, 03h45 - ATUALIZADO EM 13/05/2011, 03h45
Duração de áudio: 01:52
Ao vivo
00:0000:00