Senado instala segunda subcomissão para acompanhar conferência
LOC: O SENADO INSTALOU NESTA QUINTA-FEIRA A SEGUNDA SUBCOMISSÃO TEMPORÁRIA DESTINADA A ACOMPANHAR A CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, A ¿RIO MAIS VINTE¿.
LOC: O NOVO COLEGIADO ESTÁ VINCULADO À COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE, DEFESA DO CONSUMIDOR E FISCALIZAÇÃO E CONTROLE. REPÓRTER CELSO CAVALCANTI.
A Rio+20 vai acontecer em junho de 2012 no Rio de Janeiro, e a escolha do nome é porque o evento coincide com os vinte anos da conferência Rio 92. Mais de 100 chefes de Estado devem vir ao Brasil para discutir modelos que aliem desenvolvimento e preservação ambiental. Eleito presidente do novo colegiado, o senador João Pedro, do PT do Amazonas, lembrou que a Comissão de Relações Exteriores também instalou uma subcomissão para discutir a Rio + 20. Mas ele considera importante que o tema seja debatido pelos integrantes da Comissão de Meio Ambiente. (25¿¿ - JOÃO PEDRO) nós precisamos fazer o debate sobre o primeiro ponto que os países precisam assumir que é o compromisso com o desenvolvimento sustentável, ouvir a sociedade, discutir com as outras subcomissões, e contribuir com uma posição de liderança que o Brasil deve assumir no sentido de ser uma referência no debate e na condução de políticas sobre desenvolvimento sustentável. (Celso) O senador João Pedro afirmou ainda que na próxima reunião a subcomissão deve aprovar seu plano de trabalho, e também escolher o nome de seu relator.