Representantes relatam casos de violação dos direitos humanos
LOC: REPRESENTANTES DE 13 COMUNIDADES INDÍGENAS SE REUNIRAM NESTA QUARTA-FEIRA COM A VICE-PRESIDENTE DO SENADO, MARTA SUPLICY, DO PT DE SÃO PAULO.
LOC: DURANTE A REUNIÃO, OS ÍNDIOS RELATARAM CASOS DE VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS, PEDIRAM A PARTICIPAÇÃO NOS DEBATES SOBRE O CÓDIGO FLORESTAL E REIVINDICARAM UMA VAGA NO PARLAMENTO PARA UM REPRESENTANTE INDÍGENA. OS DETALHES COM A REPÓRTER PAULA GROBA.
Durante o encontro, 20 índios de 13 etnias relataram as constantes violações de direitos humanos que os povos indígenas sofrem. Um dos exemplos, segundo o cacique Bapau, da tribo Tupinambá, é que muitos índios estão sendo presos indiscriminadamente por lutarem por suas terras. Para o cacique, a falta da demarcação de terras no país agrava a situação. (BAPAU) A polícia federal é usada para atacar nossas casas, violentar nossas famílias dia e noite dentro de nossas áreas e impede nós de lutar corretamente por nossas terras de ter acesso aos direitos que nós temos, E aí a gente não sabe mais a quem recorrer, não sabe mais a quem pedir. Nós fizemos uma reunião agora, detectamos 182 problemas de terras indígenas. (PAULA) A índia Rosane Kaingang, que representa os povos indígenas da região sul, afirmou que casos de estupros em terras indígenas foram registrados. Ela culpa a falta de segurança. (ROSANE) Tinha os postos indígenas dentro das terras indígenas que era a presença do estado brasileiro. Ao tirar estes postos indígenas a vulnerabilidade os povos indígenas ficou maior. Ou seja, os piões, os garimpeiros, o que entrar dentro das terras indígenas acabam violando as adolescentes, as mulheres indígenas, como ocorreu o estupro, segundo uma mulher guajajara dentro da terra dela por conta de não ter uma proteção. (PAULA) Os índios também reivindicam a participação nas discussões sobre a reforma do Código Florestal que está em debate no Congresso. Eles reprovam a atual proposta, como explica Gessinaldo, da tribo Sateré, no Amazonas. (GESSINALDO) Pra nós é muito ruim. Dar anistia pra quem já destruiu a floresta é continuar a matança da floresta Amazônia, do cerrado, da caatinga, de outros biomas. (PAULA) As tribos também pedem a substituição do atual presidente da Fundação Nacional do Índio, Funai, Márcio Meira, que, segundo informaram, não acata as reivindicações dos índios. Sobre a reforma política, as tribos reivindicam uma vaga para um representante indígena no parlamento. A vice-presidente da Casa, Marta Suplicy, do PT de São Paulo, que recebeu os índios no gabinete da presidência, afirmou que vai levar as reivindicações para o presidente do Senado, José Sarney e solicitar uma reunião entre a presidente da República, Dilma Rousseff e as tribos indígenas. Da Rádio Senado, Paula Groba.