Ministro da Saúde diz que usuário será consultado sobre atendimento do SUS — Rádio Senado

Ministro da Saúde diz que usuário será consultado sobre atendimento do SUS

LOC: O MINISTRO DA SAÚDE DESTACOU O TAMANHO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE EM AUDIÊNCIA DA COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS, NESTA QUARTA-FEIRA. 

LOC: E PROMETEU MAIS AVANÇOS, COMO VERIFICAR A QUALIDADE DO ATENDIMENTO POR MEIO DE CONSULTAS TELEFÔNICAS AOS PACIENTES. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

TÉC: O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, chamou a atenção dos senadores para o fato de o Brasil ser o único país do mundo com mais de cem milhões de habitantes a ter um sistema de atendimento universal à saúde. Padilha destacou ainda que o SUS vem melhorando ano após ano, mas que ainda há muito o que ser feito. Ele disse, por exemplo, que o governo vai fazer pesquisas de satisfação dos usuários por meio de ligações telefônicas. (PADILHA) Nós vamos ligar para a casa das pessoas, pra saber através de um roteiro de pesquisa. e isso será um componente de avaliação de gestão. (REP) Senadores como Eduardo Amorim, do PSC de Sergipe, quiseram saber as ações do ministro para gastar melhor os recursos e também uma posição dele sobre a regulamentação da emenda 29, que pode assegurar um percentual mínimo de dinheiro para projetos de saúde. Jayme Campos, presidente da Comissão de Assuntos Sociais e senador do Democratas de Mato Grosso, disse ser contra qualquer novo imposto para a saúde e pediu a ação do governo para a regulamentação da emenda 29. (JAYME) Um bom começo seria aprovar na câmara a emenda 29 e depois nós regulamentamos. já seria um bom sinal, por parte do poder executivo. e depois vamos discutir. (REP) Alexandre Padilha disse que o ministério tem feito um esforço para conseguir melhores preços nos medicamentos, para tapar os ralos e combater a corrupção. O ministro disse que, logicamente, precisa de mais recursos e de uma fonte confiável e crescente de financiamento. Por isso defendeu a regulamentação da emenda 29, para deixar claro o que é gasto em saúde e o que não é. Essa regulamentação evitaria que despesas, por exemplo, com merenda escolar, fossem consideradas gastos da saúde. 
04/05/2011, 01h36 - ATUALIZADO EM 04/05/2011, 01h36
Duração de áudio: 01:47
Ao vivo
00:0000:00