Ana de Hollanda defende investimentos de 2% do Orçamento para Cultura — Rádio Senado

Ana de Hollanda defende investimentos de 2% do Orçamento para Cultura

LOC: A MINISTRA DA CULTURA, ANA DE HOLLANDA, É A FAVOR DA PROPOSTA QUE AUMENTA OS INVESTIMENTOS NO SETOR PARA MAIS DE 15 BILHÕES POR ANO.
 
LOC: A AFIRMAÇÃO FOI FEITA POR ELA DURANTE AUDIÊNCIA PÚBLICA DA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE DO SENADO, NESTA QUARTA-FEIRA.

TEC: A Ministra da Cultura, Ana de Hollanda, esteve no Senado para reunião na Comissão de Educação e para o lançamento da "Frente Parlamentar em Defesa da Cultura". E durante a reunião, Ana de Hollanda confirmou que é a favor de todos os projetos no Congresso que aumentam os investimentos na área. E a grande prioridade da Frente no momento é a chamada ¿PEC 150¿, que determina que 2% do Orçamento da União deverá ser investido no fortalecimento e no acesso do povo brasileiro à cultura. Na prática, a proposta, se aprovada, vai significar um aumento de 100% nos investimentos para o setor, pois os montantes giram hoje em torno de 1% do Orçamento. Pelos padrões atuais, o orçamento para a Cultura subiria para cerca de 15 bilhões e 400 milhões de reais por ano. A proposta já está pronta para votação no Plenário da Câmara dos Deputados, e por isso os membros da Frente querem se reunir com o presidente da Casa, Marco Maia, e pressionar para que ele ponha o projeto logo em votação. A senadora Marinor Brito do PSOL do Pará lembra que nosso país ainda tem um longo caminho a percorrer na área da cultura, citando números oficiais do IBGE. (MARINOR BRITO): Apenas 13% dos brasileiros vão ao cinema alguma vez por ano. Mais de 92% nunca foram a um museu ou a exposição de artes. 78% nunca assistiram a um espetáculo de dança. Mais de 90% dos municípios brasileiros não possuem salas de cinema, teatro, museus ou espaços culturais multiuso. E 73% dos livros estão concentrados nas mãos de apenas 16% da população. (REP): Muitos artistas também vieram a Brasília prestigiar o lançamento da Frente. Para o sambista Netinho de Paula, ele espera que a ministra Ana de Holanda olhe mais para a cultura que está crescendo na periferia das cidades grandes. (NETINHO DE PAULA): Eu acho que o governo Lula foi um avanço com os "Pontos de Cultura", mas isto ainda é muito pouco. Quantitativamente ainda não conseguiu chegar. Qualitativamente ninguém tem dúvida: esta é uma oportunidade da gente implementar estas políticas e tirar do armário projetos importantes que garantam os direitos dos artistas. (REP): E para a cantora Sandra de Sá, em nome da evolução da cultura brasileira "vale tudo".(SANDRA DE SÁ): Lógico, lógico, tudo que for pela cultura vale (risos). (REP): (sobe BG "Vale Tudo") A Frente em Defesa da Cultura já é formada por mais de 300 parlamentares.
06/04/2011, 12h46 - ATUALIZADO EM 06/04/2011, 12h46
Duração de áudio: 02:35
Ao vivo
00:0000:00