Subcomissão do Nordeste quer ouvir estados de perto — Rádio Senado

Subcomissão do Nordeste quer ouvir estados de perto

LOC: ONZE REUNIÕES, EM 11 ESTADOS DIFERENTES, PARA DISCUTIR OS TEMAS CENTRAIS QUE ENVOLVEM O NORDESTE, MINAS GERAIS E O ESPÍRITO SANTO. 

LOC: A SUGESTÃO PARTIU DO SENADOR WELLINGTON DIAS, DO PT DO PIAUÍ, ELEITO PRESIDENTE DA SUBCOMISSÃO PERMANENTE DO DESENVOLVIMENTO DO NORDESTE, LIGADA À COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL E TURISMO. AS REUNIÕES DEVERÃO OCORRER JÁ NOS PRÓXIMOS MESES, COMO INFORMA A REPÓRTER NARA FERREIRA. 

TÉC: A idéia do senador Wellington Dias, do PT do Piauí, é reunir autoridades e lideranças locais em 11 estados do país ¿ nove do Nordeste, e mais parte de Minas Gerais e norte do Espírito Santo ¿ com o objetivo de conhecer de perto, debater e buscar soluções para os problemas mais urgentes das regiões. Para Wellington Dias, esta aproximação com os estados vai garantir aos parlamentares mais subsídios para o trabalho que realizam em Brasília. (WELLINGTON DIAS) São temas importantes, convidamos os atores envolvidos ao tema naquele estado, para comparecer também, do setor privado, do governo federal, e que possamos extrair desse debate uma posição que a comissão possa encaminhar num relatório e possa servir de base para subsidiar o governo federal e os trabalhos aqui do Congresso Nacional. (REP) Entre os temas sugeridos estão turismo, infraestrutura, investimentos privados, políticas sociais, desertificação e o bioma da caatinga. O senador Eduardo Amorim, do PSC de Sergipe, foi eleito vice-presidente da subcomissão. Ele sugere que, entre os 11 temas escolhidos, esteja também a revitalização do Rio São Francisco. (EDUARDO AMORIM) Um tema importante, palpitante que é a preocupação que temos que ter com o Rio São Francisco, a revitalização do São Francisco, um rio assoreado, onde infelizmente muitas cidades, jogam ali dejetos, contaminam aquelas águas. (REP) A Subcomissão Permanente do Desenvolvimento do Nordeste, composta por cinco senadores titulares e cinco suplentes, deverá se reunir já na próxima semana para definir as datas das reuniões nos diferentes estados. 
29/03/2011, 02h17 - ATUALIZADO EM 29/03/2011, 02h17
Duração de áudio: 01:46
Ao vivo
00:0000:00