CAS aprova indicações para Anvisa e ANS — Rádio Senado

CAS aprova indicações para Anvisa e ANS

LOC: A COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS APROVOU NESTA QUARTA DUAS INDICAÇÕES PARA AGÊNCIAS REGULADORAS.

 LOC: JAIME CÉSAR DE MOURA OLIVEIRA PARA A DIRETORIA DA AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA, A ANVISA; E BRUNO SOBRAL DE CARVALHO PARA A AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR, A ANS. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

TÉC: A Agência Nacional de Vigilância Sanitária é a responsável, entre outras atribuições, pela fiscalização e autorização da venda de remédios. Sobre esse tema, o senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco, que já foi ministro da saúde, quis saber o resultado de audiência pública promovida pela Anvisa sobre uma possível proibição dos inibidores de apetite, os anorexígenos. (COSTA) Acho prematura e sem consistência científica a decisão de nós seguirmos as decisões americanas e da união européia da comercialização pura e simples da comercialização e venda desses produtos. Já que são essenciais na opinião de 9 em cada 10 endocrinologistas a utilização desses medicamentos como uma das formas de combate á obesidade mórbida. (REP) Jaime César explicou que a Anvisa ouviu os médicos e ainda está analisando o caso. (JAIME) É importante que uma agência nacional tenha uma independência desses produtos ou de qualquer outro em relação a de outros países. Não é o fato de uma agência de outro país ter concedido ou cancelado a permissão de um produto que deve motivar a mesma ação no Brasil. O fato deve ser tomado como mais uma referência. Mais um dado para a tomada de decisão. (REP) Já Bruno Sobral de Carvalho, indicado para a Agência Nacional de Saúde Suplementar, foi questionado sobre melhoras no atendimento a clientes de planos e seguros de saúde. Ele acredita que a ANS tem como uma das funções incentivar as empresas que tentam promover a saúde, a prevenção, e desestimular aquelas que só pensam em tratar as doenças. Da Rádio Senado, Bruno Lourenço. 

LOC: AS DUAS INDICAÇÕES PODEM SER VOTADAS AINDA HOJE NO PLENÁRIO DO SENADO. A COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS TAMBÉM APROVOU REQUERIMENTO DE CONVITE AO MINISTRO DA SAÚDE PARA UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA NO SENADO.
23/03/2011, 01h44 - ATUALIZADO EM 23/03/2011, 01h44
Duração de áudio: 01:58
Ao vivo
00:0000:00