Visita de Obama demonstra prestígio do Brasil, avalia Sarney — Rádio Senado

Visita de Obama demonstra prestígio do Brasil, avalia Sarney

LOC: PARA O PRESIDENTE DO SENADO, A VISITA DO PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS AO BRASIL DEMONSTRA PRESTÍGIO INTERNACIONAL DO PAÍS. 

LOC: O SENADOR JOSÉ SARNEY AVALIA, NO ENTANTO, QUE A PRESENÇA DE OBAMA EM BRASÍLIA E NO RIO DE JANEIRO CONFIRMA QUE OS DOIS PAÍSES JÁ TÊM UMA RELAÇÃO BASTANTE AMADURECIDA. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

TÉC: O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, desembarca em Brasília neste sábado para a primeira visita oficial ao Brasil desde sua eleição em 2006. Na avaliação do presidente do Senado, José Sarney, do PMDB do Amapá, a vinda do líder norte-americano ao país demonstra o prestígio do Brasil no cenário internacional. (Sarney) Acho que é uma visita da maior importância. Os estados unidos continuam sendo o país mais importante do mundo e o fato de ele visitar o Brasil e vim fazer aqui um pronunciamento destinado a estabelecer a política dos EUA em relação à América Latina é uma etapa que mostra também o prestígio do nosso país. Acho que é significativa a presença dele no Brasil, sobretudo, simbólica. REP: Mas para o presidente do Senado, a visita de Obama não mudará muito as relações diplomáticas entre os dois países, que ele já considera excelentes. O senador José Sarney destacou, no entanto, o gesto de Obama fazer um discurso na Cinelândia, no centro do Rio de Janeiro, para a população brasileira. (Sarney) Não acredito porque tenhamos resultados imediatos ou que haja uma mudança fundamental na política do Brasil com os EUA porque estamos numa relação madura, boa e estabilizada. Sobretudo é um gesto simbólico porque todos os interesses estratégicos dos EUA estão realizados a partir do hemisfério norte. De maneira que a visita dele aqui é uma oportunidade de ele falar sobre o hemisfério sul. REP: O presidente do Senado participa, no sábado, de um almoço no Palácio do Itamaraty oferecido pela presidente Dilma Rousseff ao presidente dos Estados Unidos.
17/03/2011, 02h01 - ATUALIZADO EM 17/03/2011, 02h01
Duração de áudio: 01:43
Ao vivo
00:0000:00